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Renegade, o Jeep brasileiro mostra a que veio

Vira e mexe, chega ao mercado um determinado carro que balança a cabeça das pessoas. Nem precisa ser um modelo ultramoderno ou que apresente uma tecnologia inovadora. Basta que ele seja apresentado em uma embalagem diferenciada. É o caso do Renegade, o primeiro carro produzido no Brasil pela FCA, a Fiat Chrysler Automóveis, que detém a lendária marca Jeep. E o Renegade se apresenta como o Jeep brasileiro. 
 
O “Jeep” chegou nas versões Sport, Longitude e Trailhawk, com duas opções de motorização, um câmbio manual e dois automáticos. Há modelos para o uso urbano e também para o fora de estrada de verdade. O GuarulhosWeb avaliou, durante uma semana, um Renegade Sport, o modelo de entrada da marca, que veio com alguns itens opcionais, que o tornam mais atraente e cobiçado. Mas é um carro de cidade com visual off-road. Isso não significa que ele não aguenta o tranco. 
 
Mas o Sport é uma versão com o 1.8 16V E.torQ Evo Flex, com transmissão manual de cinco marchas, sem os equipamentos off-road disponíveis na Trailhawk. Compacto, é ideal para o trânsito urbano, com sua cabine espaçosa, prática e refinada. Ou seja, é um Jipe para o asfalto, não tão grande como outros modelos da marca, que superam a casa dos R$ 100 mil. 
 
Renegade partir de R$ 70 mil 
 
O Renegade parte de R$ 69.900, o Sport de entrada, chegando a R$ 116.900, um completo, com motor 2.0 MultiJet II turbodiesel e câmbio automático de nove marchas.  Mas gastando entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, é possível ter o Jeep da Fiat em uma versão muito interessante. 
 
O motor 1.8 16V E.torQ Evo tem ótimas respostas na cidade e se comporta bem na estrada. A potência é de 132 cv com etanol. Durante a avaliação, abastecido com gasolina, fez média em torno de 7 km/l na cidade, mas chegou a fazer perto de 14 km/l na estrada. Ao final de uma viagem de 200 quilômetros, a média final ficou em 12,5 km/l. Ou seja, um resultado bem razoável. 
 
Muita gente pode ter a impressão de que, por ser um SUV compacto, o Renegade é pequeno. Não é. O espaço interno tem boa capacidade para levar até cinco pessoas. Para o motorista, a posição de dirigir e acesso aos instrumentos agradam. Tudo bem na mão de forma prática e com ótima visibilidade. Como tem vocação urbana, pesa a seu favor o carimbo de compacto. Não é daqueles SUVs grandalhões, que a gente não encontra vaga para estacioná-lo. E na hora do aperto conta com auxílio de manobras e câmera de ré, que garante um estacionamento perfeito e fácil. 
 
A cabine do Jeep Renegade remete em alguns detalhes à lendária herança da marca e outros inspirados em equipamentos de esportes de aventura. O painel é revestido com material suave ao toque, intercalado com elementos como a alça de apoio para o passageiro, indispensável no uso off-road e emprestado do seu irmão maior, o Wrangler.
 
As saídas de ar centrais lembram óculos escuros de marcas de esportes radicais, e há outros toques que lembram atividades de aventura, como as molduras da base da alavanca do câmbio e dos alto-falantes nas portas. O “X” das lanternas traseiras aparece em vários pontos, como nos porta-copos no console central. E, para acomodar bem toda a bagagem dos ocupantes, há recursos como o banco do passageiro dianteiro com porta-objetos debaixo do assento e com encosto rebatível (para frente), além do assoalho 2 em 1 no piso do porta-malas. De um lado, a peça é revestida de tecido e do outro, de vinil, fácil de limpar em caso de levar artigos sujos ou molhados. 
 
 
Opcionais que deixam o Jeep ainda mais interessante
 
O Renegade Sport avaliado veio com um item opcional bem interessante, o teto panorâmico de vidro que ocupa quase toda a parte superior do modelo. Trata-se do Command View, no qual a parte sobre os ocupantes dianteiros é retrátil. 
 
Ainda no modelo avaliado, outros opcionais que melhoram a impressão do Renegade são o sistema de áudio com tela 5’’ touchscreen, Bluetooth, USB, sistema de reconhecimento de voz e navegação GPS, Câmera de ré,  volante com acabamento em couro e com controles de áudio e Bluetooth. 
 
Preços: 
Jeep Renegade Sport flex M/T — R$ 69.900
Jeep Renegade Sport flex A/T — R$ 75.900
Jeep Renegade Sport 4×4 (diesel) 9A/T — R$ 99.900
Jeep Renegade Longitude flex A/T — R$ 80.900
Jeep Renegade Longitude 4×4 (diesel) — R$ 109.900
Jeep Renegade Trailhawk (4×4 diesel 9A/T) — R$ 116.90
 

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