Secretaria de Estado da Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas, iniciado há um mês, conforme o GuarulhosWeb publicou nesta quarta-feira. Nesta quinta-feira, o Portal da Educação divulga como ficará cada uma das unidades de ensino. Basta acessar http://www.inforeorganizacao.educacao.sp.gov.br/ReorganizacaoEscolarExterno/Filtro#tabelaDados e preencher os nomes procurados.
Em Guarulhos, por exemplo, a reorganização fica bastante evidente na região do Bom Clima e Macedo. Enquanto a Escola Estadual Professora Alice Chuery, localizada na Vila São Jorge, deixará de oferecer o Ensino Médio, passando a se dedicar ao Ensino Fundamental 2, com turmas entre o 6º e o 9º ano, a Vereador Antonio de Ré, localizada a menos de um quilômetro, concentrará suas ações às turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. O trabalho realizado pela Secretaria de Educação se deu em conjunto com as 91 diretorias de ensino.
A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635.
“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.
O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão transferidos pela reorganização das escolas e 1,4 milhão diretamente impactados.
Acesso para os pais
A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira será lançada uma página no portal da Secretaria da Educação do Estado, que poderá ser consultada por pais e alunos. O link www.educacao.sp.gov.br/reorganizacao estará disponível para consultar a situação de cada escola.
Também é importante ressaltar que a Secretaria da Educação prepara o chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.
A Pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos, a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.