Cidades

Repórter se depara com o caos na noite em que Guarulhos não teve ônibus

Por volta das 22h desta quarta-feira (26), após sair de um curso na região central da cidade, deparei-me com uma situação de caos. Ao me dirigir a um ponto de ônibus, como de costume, para seguir para minha casa, vi os pontos lotados, afinal – naquele horário – é a  saída dos alunos dos cursos e faculdades da região.
 
Dez minutos de espera até que um ônibus surgisse. Mas para minha surpresa – e para quem estava ali esperando – pela janela,o cobrador anuncia: “Quem puder ligar para a família e pedir para vir buscar, melhor! Este é o ultimo ônibus, todos os outros foram recolhidos para a garagem”.
Ninguém sabia o motivo. Mas os boatos já começavam a tomar conta das conversas. Afinal, mensagens desencontradas trafegavam nas vias sociais e pelo WattsUp. Havia informações que um grupo se preparava para aterrorizar Guarulhos. 
Alguns imediatamente começaram a telefonar e pedir por carona. Outros não entenderam muito bem e alguns levaram na brincadeira. Porém após alguns minutos uma lotação  passou e o cobrador confirmou que havia um “toque de recolher” no ar.
O ponto onde eu estava fica localizado na avenida Monteiro Lobato. Por lá, é comum o movimento contíinuo de coletivos. É um atrás do outro para os mais diferentes destinos. Nesta quarta-feira, porém, o que menos se via era um ônibus passando.
 
Durante o período de uma hora em que permaneci ali, apenas 3 ônibus cruzaram o local onde eu estava. Até aquela altura todos no ponto já estavam sabendo da notícia de um possível toque de recolher. O que intrigava era como chegar em casa sem transporte publico aquela hora da noite. Para ajudar a garoa só aumentava.
 
Eu liguei para meu pai que pode me buscar. Mas durante o todo o trajeto para casa vi pontos lotados de pessoas sem informação correta. Vi taxistas levando grupos que se uniam para “rachar” a corrida. E fico imaginando. Como aquelas pessoas voltaram para casa? Será que todas têm um pai ou carona para buscar?.  
 
Por fim, o toque de recolher não passou de boataria e centenas de pessoas foram prejudicadas.
 
As empresas de ônibus recolheram mais de 500 veículos das ruas. E a PolÍcia Militar informou que eram apenas boatos. 
 
 
 

 

Posso ajudar?