Gwyneth Paltrow, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 1999 por <i>Shakespeare Apaixonado</i>, disse que sua estatueta da premiação serve como peso de porta em sua residência. Depois da repercussão da fala, no entanto, a artista disse que estava apenas brincando.
Em uma participação na série 73 Questions da <i>Vogue</i>, a atriz mostrou o prêmio em seu jardim e afirmou: "É o meu peso de porta". Ela complementou dizendo que "funciona perfeitamente".
A fala acabou repercutindo em diversos veículos nacionais e internacionais. Com isso, um representante de Gwyneth disse à revista <i>Variety</i> que "é claro que é uma piada". Mas não é a primeira vez que a atriz comenta sobre os lugares inusitados onde mantém a estatueta.
Em 2005, Gwyneth mencionou em entrevista para a <i>Entertainment Weekly</i> que o mantinha "escondido no fundo da estante em meu quarto". A atriz associou o troféu a sentimentos ambíguos, indicando que o prêmio a fazia se sentir desconfortável.
No ano em que levou o Oscar para casa, Gwyneth Paltrow concorreu com Fernanda Montenegro por <i>Central do Brasil</i>, Cate Blanchett por <i>Elizabeth</i>, Meryl Streep por <i>Um Amor Verdadeiro</i> e Emily Watson por <i>Hilary e Jackie</i>.
A vitória da atriz foi motivo de controvérsias, principalmente entre os brasileiros. Uma opinião compartilhada, inclusive, pela atriz Glenn Close.
*Esta matéria foi atualizada. A alegação de que a fala da atriz Gwyneth Paltrow era uma piada foi acrescentada.