A reprovação ao governo do presidente Lula apresentou um aumento significativo, atingindo a marca de 31%, aponta nova pesquisa do Datafolha. Esse dado representa um acréscimo de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em junho, na qual a reprovação era de 27%.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 13 de setembro e abrangeu 2.016 entrevistados em 139 cidades do Brasil, revelando uma mudança nas expectativas em relação ao governo. A pesquisa mostrou ainda que o número de pessoas que acreditam que o governo irá piorar, classificando-o como ruim ou péssimo, aumentou de 21% para 28%.
Essa queda nas expectativas pode ser um motivo de preocupação para Lula, visto que 53% dos entrevistados acreditam que o governo fez menos do que deveria, enquanto apenas 17% pensam que ele superou as expectativas e 25% consideram que ele cumpriu o esperado.
A pesquisa também revelou variações na aprovação do governo Lula com base em diferentes segmentos da população. A maior aprovação ocorre entre os moradores do Nordeste, onde 49% dos entrevistados avaliam o governo positivamente. Além disso, pessoas com menor escolaridade (53%) e aquelas com menor renda (43%) também demonstram uma avaliação mais positiva. Por outro lado, a reprovação é mais alta na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), aqueles com renda de 5 a 10 salários mínimos (44%), e os evangélicos (41%).