Neste documentário da Netflix, nós finalmente podemos conhecer um pouco mais sobre a vida por trás das cortinas de Michelle e Barack Obama. Enquanto moravam na Casa Branca, nos dois mandatos do ex-presidente, a vida de ambos teimava em aparecer em tabloides e notícias fantasiosas, algo que todo presidente está acostumado, sobretudo em tempos de redes sociais. Mas, e fora das câmeras? E por trás das cortinas?
Michelle Obama é uma mulher divertida, com seus quase 60 anos escondidos por debaixo de sua personalidade sarcástica, ácida e ao mesmo tempo doce. Transparente, ela parece ter na ponta da língua a palavra correta para o momento, mesmo que a resposta seja uma piada. Talvez pelo tanto que foi obrigada a se ver em notícias falsas, a ex-primeira dama não se importa com a função que deixou para trás, como o documentário de Nadia Hallgren faz questão de mostrar.
Na turnê de seu livro, homônimo ao filme, Michelle parece criar energia de onde o restante de sua equipe muitas vezes não encontra fôlego. E o que o filme nos mostra é justamente o lado de uma mulher que sabe o passado que deixou para trás, antes de qualquer reconhecimento político surgir na vida do casal. E o mais interessante é que em nenhum momento sua fala fica atrás ou por baixo do que seu marido diz. Aqui ele é apenas um coadjuvante na vida de Michelle.
Do ponto de vista narrativo, é comovente acompanhar a vida de uma mulher que continua a doar seu tempo para que tantos jovens pobres e, sobretudo, negros possam enxergar em sua imagem um exemplo a ser seguido. Uma maneira de perceber como um futuro existe para todo mundo. E a trajetória da protagonista desta história é, de fato, um grande exemplo a ser assistido, mesmo que o filme não opte por nenhum capítulo polêmico ou negativo de sua vida.
O resultado, portanto, é uma incursão didática à vida de uma pessoa que continua dedicando seu tempo à política, mas sem, com isso, se envolver em cargos ou funções públicas. A forma com a qual Michelle Obama lida com seu presente é incentivar o futuro de milhões de jovens em prol de tudo o que seu passado fez por seu país. E isso tanto este “Minha História” quanto a sua protagonista fizeram muito bem
Opinião Gweb
Nota do filme (de 0 a 5): 4
Recomendado? Sim. A inspiradora história de Michelle Obama após sua passagem pela Casa Branca, ajuda jovens pobres do mundo inteiro a enxergar possibilidades na vida.
Onde assistir: Netflix
Serviço
Minha História
Ano: 2020
País: Estados Unidos
Duração: 89 min.
Direção: Nadia Hallgren
Classificação: Livre