O governador João Doria anunciou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 5/8, mais uma flexibilização nas etapas do Plano SP. Agora, restaurantes e padarias localizadas em cidades com mais de duas semanas na fase amarela poderão permanecer abertos até as 22 horas, desde que continuem funcionando apenas 6 horas por dia – exceto delivery. O prefeito Guti deve avalizar a decisão ainda nesta semana.
Com a mudança, que passa a valer a partir desta quinta-feira, 6, Guarulhos, que está há quatro semanas na classificação amarela, poderá adequar o expediente dos estabelecimentos de alimentação no município. A alteração, entretanto, não vale para bares e similares.
“Essa progressão é algo que nos deixa bastante felizes, principalmente porque respeita o faseamento do Plano SP. Lembrando que todas as orientações desses estabelecimentos são baseadas no Centro de Contingência do Covid-19”, afirmou Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde.
Apesar da flexibilização, as medidas de higiene e segurança permanecem como antes. Os estabelecimentos deverão funcionar com apenas 40% da capacidade, respeitando o distanciamento entre os clientes, sem permitir que os usuários se alimentem em pé. Álcool gel e o uso da máscara continuam obrigatórios.