O lixo eleitoral deixado nas ruas de Guarulhos por candidatos sem qualquer compromisso com a cidade deve permanecer nas ruas por mais uma semana. Segundo a Proguaru, responsável pela limpeza urbana, que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o trabalho para retirada de todo lixo deixados pelas ruas vai até o início da próxima semana.
O zelador de uma creche no Jardim Pinhal, em frente a Escola Estadual Maria Leoni, por volta das 10h desta segunda-feira, já havia recolhido 3 sacos de panfletos jogados na porta da escola durante a madrugada de sábado para domingo. “Meu trabalho vai longe, toda vez que eu varro, o vento traz mais um monte de papéis para cá”.
Sinézio Alves, de 66 anos, mora e tem um comercio em frente a Escola Municipal Tia Anastásia, também no Jardim Pinhal. Ele estava preocupado com o que pode acontecer com tantos papéis acumulados pelas ruas. “Se chover essa papelada toda vai entrar no bueiro e entupir tudo. Aí eu quero ver o que nós vamos fazer”.
Em frente à escola havia cavaletes de candidatos já rasgada, mas com madeira e pregos expostos, oferecendo um perigo a mais para crianças que podem se machucar com o material.
Em frente ao Colégio Virgo Potens, no Centro, a sujeira também estava acumulada. Estabelecimentos comerciais próximos amanheceram com suas portas lotadas de publicidade eleitoral. Próximo à Câmara Municipal, na rua Felício Marcondes, uma equipe da Proguaru recolhia os panfletos chamados de “santinhos” que se acumulavam pelo meio fio e calçadas.
“Eu acho uma falta de respeito, a propaganda já foi feita durante meses, não é possível que fazendo esta bagunça na rua eles conseguiram mais votos”, comentou a comerciante Iara Mendonça, de 40 anos, que caminhava pelo local.
Na Praça Getulio Vargas, a equipe da Proguaru trabalha desde as 6h na limpeza, tanto que já no período da manhã, diversos sacos de lixo recolhidos já se acumulavam no local. Os servidores utilizaram até um aspirador que está em teste para recolher os papéis. Segundo o funcionário que operava o aparelho, quatro sacos de lixo com capacidade para 100 litros foram retirados desde o começo da manhã desta segunda feira.
Segundo a Proguaru, na região central, cinco caminhões estão recolhendo placas e cavaletes, além de ensacamentos de papéis acumulados nas sarjetas e vias da cidade. Para as outras regiões 10 caminhões fazem o trabalho de recolhimento do material, em conjunto com a equipe de varrição que auxilia na retirada dos papéis.
Ainda segundo a Proguaru até o momento foram retirados 85 m³ de placas e cavaletes em toda a cidade. A previsão é que o trabalho seja concluído somente no início da próxima semana.
A Secretaria de Serviços Públicos informou que colocou nas ruas equipes de limpeza corretiva, do Departamento de Obras da Administração Direta e Manutenção (DOADM), das Regionais Administrativas e da Carpintaria. Esta equipe é formada por 143 pessoas tem como objetivo realizar o processo de retirada de propagandas eleitorais das ruas.
Ainda segundo a Secretaria, estão sendo utilizados dez caminhões e duas retroescavadeiras. A primeira parte da operação de limpeza está sendo realizada inicialmente nas escolas que participaram do processo eleitoral e nas principais vias de Guarulhos, mas o plano abrange toda a cidade.
A Secretaria esclarece ainda que o material retirado das ruas será reciclado. A madeira será destinada à recicladora, a lona será reaproveitada para benefício dos catadores e os papéis e os plásticos serão encaminhados para o coletivo de catadores para comercialização.