Estadão

Reunião com governadores será decisiva para reforma tributária, afirma Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira, 20, que a reunião que será promovida na quinta-feira, 22, com os governadores sobre a reforma tributária será "decisiva" para que a parte federativa da proposta esteja "afinada". A agenda do encontro, que tratará principalmente sobre a formatação do fundo de desenvolvimento regional, foi antecipada pelo <i>Broadcast Político</i>, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Lira afirmou ser "natural" que cada Estado tenha suas preocupações com as mudanças que serão trazidas com a reforma.

"Que se discuta se vai ter fundo de desenvolvimento regional ou não, qual a fonte, como se dividirá, quais os problemas dos Estados do Centro-Oeste, que são exportadores. Como a reforma vai ser o alvo no consumo, esses Estados se preocupam, é natural, como se preocupam os Estados do Norte, Nordeste, os Estados do Sudeste e Sul. Todos com suas peculiaridades", disse Lira em evento organizado pelo presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas de Moraes, e pelo jornal <i>Correio Braziliense</i>.

Segundo o parlamentar, o encontro ocorrerá na residência oficial da presidência da Câmara, às 10h, junto dos secretários de Fazenda dos Estados. "Depois de reunião com líderes, o relator, nós e alguns governadores tomamos a iniciativa e estamos colocando em prática, de fazer convite da parte federativa, os governadores dos 27 Estados estarão sendo convidados", disse. "A reunião será, eu penso, decisiva para que a parte federativa da reforma esteja afinada, com todos os governadores pensando, lógico, nos seus Estados, mas principalmente em Brasil mais igual, mais simples e próspero", concluiu.

Posso ajudar?