O jovem tenista guarulhense, Caio Martins, de 16 anos, está se preparando para mais um desafio após ganhar o XXIV Torneio Master Tênis, promovido pela Federação Paulista de Tênis (FPT). Agora ele quer levar o 13º Torneio Aberto do Corinthians.
A competição, que começa no sábado, dia 9, reúne tenistas que jogam na 3ª, 2ª e 1ª classes da modalidade. “Eu sou da 2ª classe e vou disputar o quallyfing com cerca de 40 atletas. Estou treinando para ser um dos quatro que se classificarão para jogar na chave principal com outros 12 classificados anteriormente por conta do ranqueamento”, diz o tenista.
O grupo principal, citado pelo esportista, é formado por jogadores de ponta. “Nessa chave, praticamente todos os jogadores são profissionais”, relata. Mas esse fator parece não amedrontar Martins, já que a competição oferece a premiação em dinheiro. “O prêmio é de R$ 3 mil. Vou entrar para ganhar, além de tentar melhorar minha pontuação e subir para a 1ª classe”, continua.
A 1ª classe agrupa a elite do tênis e é a divisão onde os atletas se profissionalizam. “O Aberto no Corinthians pode me trazer bons resultados para que eu avance, mas caso eu perca para um jogador de 3ª classe, por exemplo, meu ranqueamento certamente cairá e daí vou demorar um pouco mais para subir”, diz o tenista.
Mas o técnico do atleta, o professor José Roberto Amaral, avalia que seu pupilo está crescendo de produção. “Estamos começando a colher os frutos do treinamento intenso de seis horas por dia. Mesmo enfrentando adversários com melhor nível técnico, estamos conseguindo resultados positivos”, comemora.
Depois do torneio que começa neste fim de semana, Martins ainda tem o Campeonato Brasileiro Juvenil de Tênis, em Teresina, capital do Piauí, que começa no dia 28.