O Houston Rockets derrotou o Los Angeles Clippers por 113 a 100 neste domingo em casa e conquistou a heroica classificação para a final da Conferência Oeste da NBA após 18 anos. O adversário na decisão será o Golden State Warriors, que eliminou o Memphis Grizzlies na outra semifinal.
O barbudo James Hadern foi o principal destaque da partida com 31 pontos, sete rebotes e oito assistências pelo Rockets, que teve atuação segura, dominando as ações desde o primeiro quarto. Também foram fundamentais para a vitória o pivô Dwight Howard com um “double-double”, com 16 pontos e 15 rebotes, e Trevor Ariza, com 22 pontos e sete rebotes. Pelo Clippers, Blake Griffin, com 27 pontos, e Chris Paul, com 26 pontos, tiveram grande atuação, mas não conseguiram evitar a eliminação do time de Los Angeles.
A conquista da vaga veio graças a uma incrível virada na série dos playoffs. O time de Houston chegou a estar perdendo a série por 3 a 1. Até então apenas oito vezes na história da NBA uma equipe havia conseguido reverter tal vantagem, feito agora alcançado pelo Rockets.
O primeiro duelo da decisão acontece na próxima terça-feira, às 22 horas (horário de Brasília). Como o Warriors fez melhor campanha na primeira fase, terá a oportunidade de decidir a série melhor de sete jogos em casa. Por isso, as duas primeiras partidas acontecem na Califórnia, as duas seguintes em Houston. Se houver necessidade, as equipes intercalam os mandos de quadra nos jogos seguintes.
Na Conferência Leste, a decisão será entre Atlanta Hawks e Cleveland Cavaliers e o primeiro duelo acontece na quarta-feira em Atlanta, que fez melhor campanha na temporada regular.