O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (19 de agosto) foi marcado em Guarulhos, no último sábado, por um encontro com 18 homens em situação de rua atendidos pelos serviços institucionais em uma roda de conversa no Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino, no Centro. A atividade buscou incentivar o compartilhamento de experiências de vida e dos desafios que cercam a vivência nas ruas.
Com relatos emocionantes, os atendidos contaram quais motivos os levaram às ruas e o que os mantêm nessa situação até hoje. Falta de oportunidades, desemprego, violência doméstica, abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, divórcio e desavenças familiares estão entre os maiores causadores da situação de rua, de acordo com as histórias compartilhadas. Questões mentais também foram citadas como agravantes e decorrentes.
“Com certeza são histórias muito tristes e são pessoas que precisam da nossa atenção. Por isso, as pessoas em situação de rua que são acolhidas nas nossas unidades hoje, além de banho e alimento, também recebem atendimento, orientação e auxílio para a retirada de documentação, além de busca por vagas de emprego e, se quiserem, até mesmo o auxílio para manterem contato com a família”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, reforçando ainda que atitudes como essas são parte do trabalho de ressocialização e reinserção dessa população à sociedade.