Cidades

Roda de conversa no Cras Santos Dumont debate violência contra a pessoa idosa

Em referência ao Junho Lilás, mês que aborda a conscientização e o combate à violência contra a pessoa idosa, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont reuniu pessoas do segmento e seus familiares para dialogar sobre o tema em uma roda de conversa coordenada pela supervisora e assistente social da unidade, Simone Alecsandra Rosa. Os cerca de 50 munícipes que participaram da atividade são atendidos e acompanhados pelas equipes da unidade.

Para falar sobre o assunto de forma clara e lúdica foram elaborados cartazes com frases de situações de violência concretas, mas que muitas vezes são desconsideradas pelas próprias vítimas. A ideia foi propor uma reflexão e a discussão sobre as situações e como elas impactam a saúde mental e física dos idosos. “Fazer empréstimos para outras pessoas, como filhos e netos, não querer ‘dar trabalho’ para a família e ser assistido apenas por vizinhos, receber gritarias e ofensas, tudo isso é violência”, explicou Simone.

“Esse tipo de atividade fortalece os nossos atendidos diante de eventuais futuras vivências. Os nossos idosos merecem respeito e um envelhecer calmo e tranquilo”, completou a assistente social.

Posso ajudar?