Cidades

Roda de Conversas sobre a Pessoa Idosa chega ao Cabuçu

A Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPPI), vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD) realizou na manhã desta quarta-feira, 1º/08, na UBS Cabuçu, a quarta edição da Roda de Conversas sobre a Pessoa Idosa. Com a proposta de descentralizar as ações e levar informação para os bairros mais afastados do centro, a SPPI atraiu servidores da UBS Cabuçu, profissionais da área da saúde e idosos que frequentam a academia do espaço para dialogar sobre o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”.
 
A atividade foi iniciada com uma apresentação de dança sênior, para movimentar os presentes e lembrar que mesmo na terceira idade é possível manter o corpo ativo. O subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair fez uma apresentação da pasta e ressaltou a importância de se discutir a violência contra a pessoa idosa. “Estamos levando esse assunto para todos os bairros, escolas da rede municipal e estadual. Nossa proposta é multiplicar essa ação para levar informação para o maior número de pessoas”, lembrou.
 
A psicóloga do Centro de Convivência do Idoso, Margarete Mota, lembrou que é necessário criar uma consciência mundial contra à violência ao idoso, pois o processo de envelhecimento é um fenômeno mundial e que em 2050, conforme projeções do IBGE, o número de idosos será superior ao de crianças (0 a 14 anos). “Sensibilizar a sociedade civil para lutar contra as diversas formas de violência contra a pessoa idosa e ao mesmo tempo envelhecer com qualidade de vida serão os principais desafios daqui para a frente”, ressaltou.
 
Outras ações
Na última segunda-feira, dia 30, a SPPI levou a palestra “Violência contra o Idoso e a Valorização da Pessoa Idosa” para e Escola Estadual Profª Maria Angélica Soave. Cerca de 40 professores do Ensino Fundamental e Médio participaram de um bate-papo com a equipe técnica da SPPI, com o objetivo de apresentar aos educadores os diferentes tipos de violências praticadas contra à pessoa idosa e os dados estatísticos do município.
 
Essa atividade faz parte da campanha permanente de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, iniciada pela SPPI em junho deste ano. Para o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, “essas ações são essenciais para trabalharmos a sensibilização da sociedade quanto a importância de tratarmos bem o nosso idoso”, frisou.
 

Posso ajudar?