Cidades

Rodízio de veículos volta a valer a partir desta quinta-feira em São Paulo

Rodizio em São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Rodizio em São Paulo (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Rodízio municipal de veículos volta a valer nesta quinta-feira (19) em São Paulo, após suspensão no Feriado

O rodízio municipal de veículos será retomado nesta quinta-feira (19) na cidade de São Paulo, após ter sido suspenso durante o período de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas. A restrição volta a valer normalmente no centro expandido da capital paulista.

Inscreva-se no Canal do GWeb no WhatsApp e receba as principais atualizações do dia a dia em Guarulhos de um jeito rápido e fácil

Restrição vale para o centro expandido

A medida é aplicada de segunda a sexta-feira, em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h. O objetivo é reduzir o fluxo de veículos nos horários de pico e minimizar congestionamentos nas principais vias da cidade.

O rodízio é válido exclusivamente para o centro expandido do município, área que concentra grande parte do tráfego urbano.

Eventualmente, a Prefeitura suspende a medida em situações específicas, como feriados prolongados ou paralisações no transporte público.

Como funciona a regra por final de placa

A restrição é definida de acordo com o número final da placa do veículo:

  • Segunda-feira: finais 1 e 2
  • Terça-feira: finais 3 e 4
  • Quarta-feira: finais 5 e 6
  • Quinta-feira: finais 7 e 8
  • Sexta-feira: finais 9 e 0

Motoristas que desrespeitam a regra estão sujeitos a multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.