Opinião

Rodoanel em Guarulhos traz mais prós do que contras

Desde que o Governo do Estado revelou qual será o traçado do trecho Norte do Rodoanel, rodovia metropolitana em volta da Capital que liga as principais rodovias, abriu-se uma grande polêmica em Guarulhos. A cidade será cortada em sua periferia entre a Serra da Cantareira, vindo da rodovia Anhanguera até a Dutra, já na divisa com Arujá, exatamente no ponto em que se inicia o trecho Leste. De lá, em estágio mais avançado já que as obras devem começar em 2011, o Rodoanel Leste seguirá até Mauá, onde se encontrará com o Sul.


 


Os debates em torno do Rodoanel Norte versam sobre os impactos ambientais que a rodovia irá causar ao atravessar trechos de preservação tanto da Cantareira como da região do Cabuçu. É inevitável que, em nome do desenvolvimento urbano, haja a necessidade de se sacrificar um pouco matas nativas ou não. Porém, o que muita gente não se dá conta é que se trata de uma grande obra, que irá obedecer todos os critérios ambientais, que – no fim das contas – serão muito menores dos estragos causados pela ocupação desordenada de nosso solo.


 


Guarulhos conta com inúmeras áreas de preservação que foram invadidas ao longo dos anos, sem que as autoridades competentes se levantassem pela defesa do meio ambiente. Diferente disso, muitos políticos – que hoje demonstram ser contra a chegada do Rodoanel, sem olhar sobre os grandes benefícios que trará a toda a região – tiraram proveitos eleitorais em defesa desses invasores. Aliás, o município paga um preço caro demais por esses erros de um passado não tão distante.


 


Saliente-se que os possíveis danos ambientais decorrentes dessa obra serão devidamente compensados, a exemplo da recente construção do trecho Sul, que – diferente do Norte – cortou importantes áreas de mananciais no entorno das represas de Guarapiranga e Billings, sempre respeitando a natureza.


 


Hoje, quem passa pelos trechos Oeste e Sul do Rodoanel podem perceber que a obra, que demorou para ser construída, se constitui em um grande avanço para o sistema viário da Grande São Paulo. Hoje é possível sair da rodovia dos Bandeirantes, por exemplo, que liga a Capital a importantes municípios como Campinas, e chegar na Imigrantes, em direção ao litoral Sul, sem passar por São Paulo. Milhares de caminhões já deixaram de passar todos os dias pela cidade, gerando muito menos emissões       de poluentes.


 


No caso de Guarulhos, o trecho Norte representará um grande corredor de escoamento, que deve tirar boa parte do pesado tráfego que usa a rodovia Dutra, em direção a São Paulo, vazando por dentro da cidade, sempre que a via já saturada fica congestionada. Juntando-se ao trecho Leste, que já obteve a certificação ambiental, a rodovia em torno da capital ficará completa, isso já pelos anos de 2014 e 2015, caso não haja nesse meio de caminho ações politiqueiras e irresponsáveis.

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