Cidades

Rodoanel Norte desapropriará até mil imóveis só em Guarulhos

Melhora no trânsito da região deve valorizar imóveis na cidade

A construção do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, que vai ligar a rodovia Presidente Dutra, entre Guarulhos e Arujá, à zona norte de São Paulo, até a rodovia dos Bandeirantes, deve desapropriar aproximadamente mil imóveis na cidade, das 2.784 desocupações previstas nos três municípios. O governo do Estado pretende inaugurar o último dos quatro trechos da rodovia, que dá a volta completa no município de São Paulo, até 2014, antes da Copa do Mundo.

Entre as desapropriações que serão realizadas para a construção do trecho norte, está o isolamento de 26 ruas e avenidas de maior fluxo na região da Serra da Cantareira, na Capital, e em Guarulhos. Nesta região, que se caracteriza por paisagens naturais e tranquilidade, onde existem desde condomínios de alto padrão até favelas e ocupações irregulares, os moradores passarão a conviver com o aumento de ruídos, mudança na paisagem e falta de opções de acessos, conforme estudo de impacto ambiental promovido pela Secretaria Estadual dos Transportes e Dersa (Departamento de Estradas de Rodagem S/A), responsáveis pela obra.

No trecho do Parque Estadual da Cantareira (PEC) estão previstos a implantação de túneis para manter a permeabilidade da fauna terrestre na área e garantir a conexão dos dois lados da rodovia, tendo a possibilidade de ser interrompida nos locais próximos à Fazenda Santa Maria, Parque Municipal de Cabuçu e Pedreira do Reago.

No município serão interditadas 12 vias consideradas de ocupação irregular para a construção do trecho. Seis ruas estão localizadas no bairro Cabuçu e outras três distribuídas nos bairros Bananal e Jardim Petrópolis. Também está previsto a readequação na circulação viária nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos com a rodovia Presidente Dutra.

Imóveis – Segundo o estudo de impactos ambientais, as regiões no entorno da rodovia Presidente Dutra e áreas urbanas consolidadas no Centro devem ser valorizadas por provável melhoria no trânsito local e a chegada de indústrias e empresas.

Na região dos bairros Jardim Santos Dumont e Cidade Seródio poderão ter pouco mais de 400 desapropriações para construção da alça de 4 km que terminaria na rodovia Hélio Smidt, na ligação do Rodoanel ao Aeroporto.

O empreendimento, que terá suas obras com início no próximo ano e conclusão em 2014, está orçado em R$ 5,3 bilhões com 44 quilômetros de extensão, sendo cerca de sete de túneis. As características do trecho Norte seguirão o modelo dos já inaugurados Oeste e Sul. Haverá quatro faixas de tráfego entre a avenida Raimundo Pereira Magalhães, em São Paulo, e a rodovia Fernão Dias. Daí, até a Dutra serão três faixas de tráfego da Presidente Dutra. Neste ponto, na divisa entre Guarulhos e Arujá, o trecho Norte se encontrará com o Leste – cujas obras estão em fase de licitação – que ligará a cidade até Mauá, chegando às rodovias Anchieta e Imigrantes.

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