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Rodovias de São Paulo realizaram mais de 810 mil atendimentos a usuários em 2022

O motorista que passa pelos 11,1 mil quilômetros de rodovias concedidas, gerenciados e fiscalizados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP,  tem à sua disposição serviços como guincho, atendimento pré-hospitalar e socorro mecânico. Eles podem ser acionados no caso de algum acidente ou emergência na estrada.

Segundo dados do Centro de Controle de Informações (CCI) da ARTESP, no ano de 2022, foram realizados mais de 810 mil atendimentos ao usuário das rodovias do Estado, sendo 388,8 mil socorros mecânicos, 356 mil guinchamentos e 68,8 mil atendimentos pré-hospitalares em toda a malha viária concedida pelo Estado. No ano passado, os serviços das concessionárias foram menos acionados que em 2021, quando os atendimentos chegaram a mais de 820 mil: 399,6 mil socorros mecânicos, 356,4 mil guinchamentos e 66 mil atendimentos pré-hospitalares.

Como acionar o socorro?

Quando necessário, o condutor do veículo ou até mesmo os passageiros podem acionar as concessionárias pelo número 0800, whatsapp ou até mesmo pelos callbox disponíveis às margens das rodovias. O atendimento é previsto nos contratos de concessão firmados com o Governo do Estado. Confira aqui os números de telefone 0800 e os sites das concessionárias de rodovias estaduais.

Todas as solicitações chegam aos Centros de Controle de Operações (CCOs) das concessionárias, que direcionam o recurso necessário para a ocorrência.  São viaturas de apoio, ambulâncias, viaturas de captura de animais e guinchos de diferentes dimensões, entre outros. São quase mil veículos dedicados ao atendimento, sendo 213 ambulâncias, 262 guinchos de vários modelos, 54 viaturas para captura de animais, 225 veículos de inspeção de tráfego, entre outros.

Os serviços são gratuitos e podem ser acionados a qualquer momento. Além disso, para garantir a segurança de todos, as rodovias são equipadas com todo o aparato de precaução obrigatório e têm monitoramento contínuo por meio de câmeras. “As concessionárias contam com profissionais qualificados para prestarem esses serviços, eles são preparados periodicamente e estão sempre prontos para atender as ocorrências”, afirma Rudyard Paiva, superintendente do CCI da ARTESP.

Planejar a viagem

Apesar de toda a infraestrutura oferecida, o melhor para o motorista mesmo é planejar a viagem para reduzir o risco de transtornos. Para evitar a necessidade de atendimento para panes mecânica ou seca, por exemplo, Rudyard Paiva explica que o planejamento é essencial. “Antes de pegar a estrada é importante fazer uma revisão no veículo, checar itens de segurança obrigatórios e ter uma boa noite de sono. Todas as ações são essenciais para garantir uma viagem tranquila e segura”, comenta.

A pane seca, por exemplo, pode ser prevenida com precauções simples, como não pegar a estrada com o tanque de combustível na reserva e verificar quais os postos de combustível há no percurso. Veja aqui outras dicas para não ficar parado na rodovia por falta de combustível.

 

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