Esportes

Ronaldo Moraes prega cautela para manter recuperação na A3

Técnico do Flamengo acredita em série de resultados positivos

Em três jogos no comando do Flamengo, o técnico Ronaldo Moraes experimentou uma clara evolução no desempenho de seus jogadores. Na estreia, uma derrota nos acréscimos para o Paulínia, no segundo jogo um empate na raça contra o Taboão da Serra em casa e na terceira partida, a primeira vitória e por goleada, 3 a 0, sobre o mesmo adversário.

Apesar da mudança de comportamento do elenco, que fez o rubro-negro deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Paulista da série A3, Moraes prega cautela ao falar sobre recuperação. “Ainda é cedo. Tenho que ser realista, pois em 32 anos de futebol já vivenciei muitas coisas e futebol é resultado. Tivemos uma derrota diante do Paulínia que poderíamos ter empatado, um empate contra o Taboão que poderíamos ter vencido. Agora que a equipe entrou nesse crescente, o mínimo que quero é daí para cima”, analisou.

Guarulhense nascido na Vila São Jorge, Moraes deixou a cidade com oito anos, mas sempre alimentou o carinho pelo Flamengo. Agora, trabalha com a equipe da cidade, principalmente, na formação dos jogadores, muitos oriundos das categorias de base do Corinthians. “Gosto de trabalhar os dois lados: o conjunto e também o individual. Além de jogadores, eles t são seres humanos, então converso individualmente para acertarmos posicionamento e é natural que ganhem confiança”, explica, em referência a jogadores como o meia Vinícius Ramos e os atacantes Felipe Desco e Lauro, destaques dos últimos jogos.

O treinador decreta um momento como crucial para a virada do Flamengo na competição: o empate contra o Taboão da Serra. “Esse jogo foi muito importante para ganharmos confiança. Ficou nítido que tínhamos condições de sair com a vitória. Fomos para o intervalo com o pensamento que o jogo não tinha acabado e com algumas alterações táticas, deu uma confiança muito grande aos atletas”, lembra.

Contratação – A Federação Paulista de Futebol (FPF) deu mais um dia para os clubes inscreverem novos atletas, que vence hoje, mas o Flamengo já se mexeu e acertou a contratação do centroavante Cleiton de Queiroz, o Carreta. Nascido em Salvador, o reforço marcou quatro gols pelo Grêmio Mauaense no Paulista da quarta divisão em 2010. Antes, passou por Paranavaí e Andraus Brasil, ambos do Paraná.

Posso ajudar?