Cidades

Rotary lança projeto para implantar a segunda maior área verde da região central

A sede ganhará duas salas de aula multi-uso ao ar livre, horta, playground, espaço pedagógico para educação ambiental, entre outros

Em uma área de 15 mil metros quadrados, o Rotary Clubes de Guarulhos planeja construir um parque ecológico, o EcoPark, que deve se tornar a segunda maior área verde da região central, atrás somente do Bosque Maia.

Com 1.600 árvores já plantadas e uma trilha de 1 mil metros, a sede, localizada na rua Vereador Alfredo Paiva, ganhará duas salas de aula multi-uso ao ar livre, horta, playground, gazebo, espaço pedagógico para educação ambiental, futura área de reflorestamento, pergolado e viveiro de mudas. Haverá também ponto de coleta para lixo reciclável, estação de tratamento de esgoto e reservatório para águas de reuso.

Segundo o colaborador do Rotary, Correa do Mel, o espaço deverá ser aberto ao público em breve, primeiramente para corredores, no início de fevereiro, e futuramente ao público em geral, após firmarem parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM). "O objetivo é ajudar a cidade na questão ambiental, que ainda sofre com ilhas de calor e altas temperaturas. Começou com uma ‘brincadeira de plantar árvores e se tornou algo tão grande que não há como parar", define.

Na área, atualmente só existem o prédio do Rotary Clube local e o terreno. Com as obras, que devem atingir 1.536 metros quadrados de área construída.

Universidade – Futuramente, a intenção do presidente do Rotary Clube Guarulhos Sul, José Roberto Hernandez, é transformar o Rotary Eco Park na Universidade Livre do Meio-Ambiente, com prédios auto-sustentáveis para uso pedagógico e aulas ao ar livre de ecologia, aberta aos alunos da rede pública de ensino e particular.

De acordo com Enivaldo Ferrari, responsável pela parte técnica do projeto assinado por Márcia Bastos, o local contará com prédios inteligentes. "O projeto conta com obras suspensas, o que dá leveza e uma nova característica", explicou.

O Eco Park conta com o apoio de empresários locais, grupos de escoteiros, a Secretaria de Meio-Ambiente, com a doação de mudas, o Moto Clube Irmãos do Asfalto, da cidade.

Representando o prefeito Sebastião Almeida, o secretário adjunto de Transportes e Trânsito, Celso Masson, afirmou que Almeida comparecerá ao local na próxima semana para conhecer a unidade e dar o seu apoio ao projeto.

Serviço:

Voluntários interessados em participar do plantio de árvores e demais atividades do Rotary Clube de Guarulhos devem enviar e-mail para o endereço [email protected]

Posso ajudar?