A chegada de sete micos-leões dourados ao Zoológico de Guarulhos nesta quarta-feira (23) ficou comprometida em razão de um furto de 23 aves que seriam repatriadas junto aos primatas. No entanto, após a intercorrência, o IBAMA confirmou a chegada dos mico-leões a Guarulhos ainda nesta tarde.
Eles estão retornando ao país numa operação da Polícia Federal, iniciada nesta terça-feira (22), junto a 29 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) no lote apreendido no Suriname, no mês de julho. Os animais estão sendo trazidos para o Brasil, de onde são nativos.
Nesta madrugada, 23 das 29 araras-azuis-de-lear apreendidas pelo serviço florestal do Suriname foram roubadas, de acordo com a organização Freelandbrasil, em postagem no Instagram.
“Uma denúncia de furto de 23 araras (Anodorhynchus leari) foi feita na delegacia de polícia de Zanderij na manhã de terça-feira, 22 de agosto de 2023, por um guarda-caça. Essas aves, de espécie ameaçada e endêmica do Brasil, foram contrabandeadas para o país em julho de 2023 e apreendidas pelo serviço florestal do Suriname. Estavam alojadas com o Serviço Florestal do Suriname (LBB) em Zanderij e deveriam ser repatriadas em 23 de agosto de 2023 por autoridades brasileiras.
A investigação preliminar da polícia revelou que os suspeitos levaram os animais que estavam bem protegidos em uma garagem entre 01h e 03h da manhã. Os suspeitos também fugiram com os cadeados usados para proteger a garagem. Nenhum deles foi preso até o momento, mas um veículo foi avistado.
A Freeland considera de “extrema urgência uma investigação profunda neste caso”.
Desta forma, a operação de repatriação dos animais, inclusive dos micos-leões dourados, que viriam para o Zoológico de Guarulhos e que conta com apoio do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi comprometida. Entretanto, o IBAMA afirmou que os micos-leões devem chegar ao Zoológico de Guarulhos por volta das 17h desta quarta-feira.
Uma aeronave da PF faria o transporte dos animais, abrigados em nichos individuais, sob a supervisão de veterinários e especialistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Eles deverim chegar em território brasileiro nesta quarta-feira (23), quando passariam por escala em Belém (PA) e desembarcariam em Guarulhos.
Texto atualizado