O Salão do Automóvel de São Paulo, que acontecerá no final de outubro, será palco da estreia do RS 5, cupê esportivo da Audi, que conta com motor V8 4,2 litros, de 450 cv de potência. Apesar de toda essa grandeza de números, os alemães garantem que se trata de um automóvel "surpreendentemente econômico e muito eficiente". O RS 5, segundo números do fabricante, percorre 9,2 km com um litro de combustível. Com capacidade de respostas instantâneas, o motor acelera o cupê de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mas que pode ser aumentada para 280 km/h caso seja solicitado à Audi.
A transmissão de sete marchas S tronic de série conta com sistema de dupla embreagem que consiste em duas caixas "subsidiárias", ambas constantemente ativas, mas apenas uma conectada em tempo integral ao motor. Com este sistema, as marchas são utilizadas alternadamente via suas respectivas embreagens, de modo instantâneo, suave e praticamente imperceptível.
A transmissão pode ser operada de maneira totalmente automática ou o motorista pode efetuar trocas manualmente pela inovadora alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante. Integrada ao sistema Drive Select, ela permite ao motorista utilizar o modo automático em três diferentes opções: auto, conforto e dinâmica, variando o prolongamento das acelerações em cada uma das marchas.
Linhas esportivas – O RS 5 irradia uma identidade atlética e potente. O cupê, com estilo clássico e imponente, traz novos traços com destaque para a grade inteiriça envolvente na frente e faróis de Xenon Plus com uma faixa ascendente de leds de luzes diurnas, que são de série.
As enormes entradas de ar do motor, radiador com contornos marcantes e os para-choques de novo desenho inclinam-se para as extremidades formando uma divisão. Na traseira, domínio das duas saídas ovais de escape integradas ao para-choque. Um grande difusor se destaca apontando para cima e o grande defletor na tampa do porta-malas é acionado automaticamente a uma velocidade de 120 km/h e retrai a 80 km/h.
O estilo elegante e dinâmico continua do lado de dentro. Bancos esportivos com laterais pronunciadas e apoios de cabeça integrados são de série, com ajustes elétricos e revestidos numa combinação de couro e Alcantara. Como opcional, bancos tipo concha e encostos dobráveis ou bancos climatizados de luxo para maior conforto. O volante tem aro esportivo e é revestido de couro perfurado. Os instrumentos são de fundo preto e caracteres brancos, com elegantes escalas. O sistema de informações inclui cronômetro para registrar tempos de volta e medidor de temperatura de óleo. Assim como no sistema de navegação MMI opcional, há nele uma saudação RS ao se ligar a ignição.
O interior é preto e as incrustações decorativas são feitas em fibra de carbono. Os pedais, apoios de pé e teclas de navegação do sistema MMI têm acabamento em alumínio, assim como outros detalhes do interior. Sob encomenda, é possível escolher materiais decorativos exclusivos, como aço inoxidável ou alumínio escovado, entre outros. Os estofados também podem ser escolhidos com outras cores e couro especial, além do pacote exclusivo que oferece opções como a camurça para cobertura dos controles e tapetes com logo RS 5. O sistema de escapamento acusticamente esportivo – também com flape de som – traz ponteiras pretas.