O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, reuniram-se pela segunda vez em poucos meses nesta quarta-feira, 3, enquanto visitavam o Casaquistão para uma sessão de um grupo internacional fundado para combater as alianças ocidentais.
Putin e Xi reuniram-se pela última vez em maio, quando o líder do Kremlin visitou Pequim para reforçar a sua estreita parceria que se opõe à ordem democrática liderada pelos EUA e procura promover um mundo mais "multipolar".
Agora eles realizarão reuniões durante a sessão anual da Organização de Cooperação de Xangai, que acontece hoje e amanhã na capital do Casaquistão, Astana.
Além de Putin e Xi, e do presidente Kassym-Jomart Tokayev, anfitrião da cúpula, outros líderes presentes serão o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharifo; presidente Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, entre outros.
O Irã ainda está escolhendo um sucessor para o presidente Ebrahim Raisi, morto em um acidente de helicóptero em maio, com segundo turno eleitoral na sexta-feira, portanto o presidente em exercício, Mohammad Mokhbar, comparecerá.
Outros convidados incluem o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o secretário-geral da ONU, Atónio Guterres.