Estadão

Rússia sinaliza planos de anexar região de Kherson na Ucrânia

Vice-chefe do governo instalado pela Rússia em Kherson, na Ucrânia, Kirill Stremousov disse que há planos pelo governo local de pedir ao presidente russo, Vladimir Putin, que anexe a região. De acordo com a autoridade a repórteres nesta quarta-feira, 11, porém, não há intenção de criar uma "República Popular de Kherson" semelhante às de Donetsk e Luhansk.

"A cidade de Kherson é a Rússia", disse Stremousov à agência de notícias estatal <i>RIA Novosti</i>. "Não haverá (República Popular de Kherson) no território da região de Kherson, não haverá referendos. Será um decreto baseado em um apelo da liderança regional de Kherson ao presidente russo, e haverá um pedido para incluir a região em uma região adequada da Federação Russa".

Assumir o controle de Kherson, uma cidade no sul ucraniano, e grande parte da região circundante no início da guerra foi sem dúvida o ganho mais significativo da Rússia na guerra.

Autoridades ucranianas especularam que a Rússia planeja realizar um referendo na região para declarar sua independência, semelhante aos que ocorreram nas regiões leste de Donetsk e Luhansk em 2014. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?