Cidades

Rua não suporta tráfego de coletivos no Jardim das Nações

O tráfego de veículos pesados como ônibus e micros-ônibus, transferidos para a via, gerou buracos e rachaduras em diversos pontos

A tranquilidade e a diversão das crianças na rua Hungria, no Jardim das Nações foi extinta nos últimos dias. Se o Bilhete Único e as mudanças do novo sistema de transportes público não foram problemas aos moradores, o tráfego de veículos pesados como ônibus e micros-ônibus, transferidos para a via, gerou buracos e rachaduras em diversos pontos da rua.

A mudança de rotas foi necessária para que os veículos chegassem ao Terminal Pimentas, mas segundo os moradores, a via não estava preparada para receber o tráfego pesado. "A medida que os ônibus circulam, aumenta o desnível. Quando chove, a situação piora, fica parecendo um rio", descreve o gerente de planejamentos Ivan Ferraz da Silva, 34.

O morador conta que os buracos e rachaduras se espalharam pela via. "Essa era uma via totalmente residencial, não tinha esse fluxo. As crianças brincavam, agora tem esses buracos grandes por toda a extensão", completa Ferraz.

O vereador Novinho Brasil (PTN) ouviu as reclamações dos moradores e convocou a presença de um representante da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT). Na manhã de ontem, o secretário adjunto Celso Masson esteve no local, constatou a situação e prometeu uma solução imedita.

"Ele garantiu que a Proguaru fará a pavimentação urgente amanhã [hoje] e, enquanto isso, o tráfego será desviado até chegar ao Terminal Pimentas", conta o parlamentar. A mudança do trânsito será para a rua Itália, passando pelas ruas Ilha Bela e Lago Verde para chegar ao terminal.

Segundo Novinho, a mudança poderá ser definitiva. "Ele cogitou permanecer pela rua Itália ou direto pela própria avenida Juscelino Kubitschek", revelou. "Pela Hungria fica inviável, o solo não aguenta nem com nova pavimentação", finaliza.

Oficialmente, a STT não se manifestou sobre as mudanças de trajeto e obras no local, após e-mail enviado pelo Guarulhos Hoje.

Posso ajudar?