Com as obras paradas pela Proguaru, moradores reclamam da situação da rua Ipanema, no bairro Cidade Soberana. A via, que não está asfaltada, traz poeiras nas casas dos residentes e prejudica a saúde da população.
Segundo os moradores, a rua estava em obras pela Proguaru para trabalhos na guia e realização da pavimentação, já que anteriormente a via era de pedregulhos. No entanto, interromperam as obras, deixando o local cheio de terra e trazendo poeira dentro da casa dos moradores.
"Faz mais de mês que estamos com este problema", critica Douglas Carvalho Rodrigues, 31 anos, bombeiro. Ele conta que sempre entra em contato com os responsáveis da Proguaru para encontrar uma solução. "Faz semanas que eu ligo, para pelo menos molhar a rua e minimizar a poeira. Só hoje que eles vieram com a água para dar uma baixada", completa.
Os carros, quando passam, levantam uma enorme poeira e invade a residência dos moradores. "A minha casa vive fechada. Por exemplo, se eu lavar o quintal agora, daqui a uma hora está toda empoeirada", conta Rosana Aparecida de Castro, 41, dona de casa.
Saúde – Além disto, moradores também ficam preocupados com a saúde, principalmente a das crianças. "Meu filho ficou internado com pneumonia por causa da poeira", afirma Jailma Maria da Silva Garcia, 30, sobre o filho de 12 anos, que sofre de bronquite e rinite, que ficou em internação oito dias e recebeu alta na última quarta-feira. Ela mostra a lona que instalou no portão da sua casa para minimizar o problema. "A porta fica em frente à rua. Se eu não tivesse a lona teríamos mais poeira", completa.
Outra moradora que também se preocupa com os filhos é Maria do Socorro, 46, que possui duas crianças. "Meus filhos ficam gripados direto, por causa de tanto pó", explica.
Segundo a assessoria da Proguaru, a rua faz parte do Orçamento Participativo 2010/2011, e que ao longo do ano será completada a pavimentação da via.