Damasco, 07 (AE) – O Ministério da Defesa da Rússia afirmou neste sábado que um frágil cessar-fogo em vigor na cidade de Alepo, na Síria, foi ampliado por 72 horas. Com isso, a trégua deve valer até a zero hora da terça-feira (hora local).
De acordo com a Rússia, a ampliação do cessar-fogo foi feita por iniciativa de Moscou e também se aplica à região de Latakia.
Na semana passada, a Rússia e os Estados Unidos chegaram a um acordo para ampliar o cessar-fogo na Síria também para Alepo. Inicialmente, militares sírios disseram que a trégua na cidade duraria apenas 48 horas.
Militares russos acusaram a Frente Nusra, grupo sírio ligado à rede terrorista Al-Qaeda, de tentar destruir a trégua ao realizar ataques contra Alepo e tentar impor um bloqueio na cidade. A Frente Nusra e o Estado Islâmico não estão incluídos no cessar-fogo.
Também neste sábado, uma graduada autoridade do Irã, o assessor Ali Akbar Velayati, se reuniu com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e afirmou que Teerã continuará a apoiar o governo sírio na guerra civil que já dura cinco anos. Assessor do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, Velayati se encontrou com Assad em Damasco. Fonte: Associated Press.