Autoridades russas e ucranianas entraram em acordo nesta segunda-feira para retirar armas de calibre menor do front localizado no leste da Ucrânia.
A reunião, que também teve a presença de autoridades alemãs e francesas, também concordou em apoiar monitores internacionais na região e na criação de quatro grupos de trabalho para levantar os problemas mais urgentes do conflito que dura cerca de um ano, como a troca de prisioneiros.
A reunião acontece em meio a novos confrontos entre os dois lados na região de Donetsk e em um vilarejo próximo do Mar de Azov.
De acordo com o ministro de Relações Exteriores Frank-Walter Steinmeier, as partes concordaram em retirar morteiros e armas pesadas com calibre até 100 mm, assim como todos os tipos de tanques.
Falando à mídia russa, o ministro Sergey Lavrov disse que as partes não conseguiram chegar a um acordo sobre o uso de tropas de paz, um pedido da Ucrânia.
Ele também criticou leis aprovadas recentemente pelo parlamento ucraniano, dizendo que elas enfraquecem o acordo firmado em Minsk. Fonte: Associated Press.