Em um jogo muito disputado, Cásper Ruud se garantiu na final do ATP 500 de Acapulco, no México, ao derrotar, neste sábado, Holger Rune por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/4, em 2h23min de partida. Este foi o sétimo confronto entre eles, a primeira em quadra rápida, e a sexta vitória do norueguês, que voltará ao top-10 do ranking da ATP.
Ruud, número 11 do mundo, disputará a sua 20ª final na carreira. Com dez títulos, o norueguês pode confirmar a sua primeira conquista acima da categoria ATP 250. Em finais de Grand Slam, disputou o ATP Finals (2022), sendo derrotado por Novak Djokovic e o Master 1000 de Miami (2022) – ele acabou superado por Carlos Alcaraz.
Na decisão, Ruud encontrará Alex de Minaur, que derrotou o britânico Jack Draper por desistência, quando vencia por 6/2. 2/6 e 4/0. Seu adversário passou mal em quadra e optou por se retirar com 1h40min de partida. O australiano é o atual campeão de Acapulco.
Ruud e Rune fizeram um duelo agitado. O dinamarquês estava com a pontaria afiada no primeiro set, converteu seis aces e ganhou por 6/3 sem muitas dificuldades. Ele chegou a abrir 4/1 e só administrou a vantagem para largar na frente de um rival que vinha sendo uma "pedra em seu sapato".
Mas a história começou a virar no segundo set, quando Ruud se encontrou na partida e deu o troco na mesma moeda. Com 4 a 1 de vantagem, o norueguês só precisou evitar as quebras de serviço para fechar por 6/3.
O set derradeiro foi emocionante. Com uma expressão séria, Rune encaixou uma quebra no quarto game e largou em vantagem: 3 a 1. Quando o duelo estava no 4 a 2, o dinamarquês vencia por 40 a 15, mas permitiu a reação do rival, que venceu os quatro games consecutivos para aumentar a freguesia sobre Rune e ficar muito próximo de conquistar o seu primeiro título de nível 500.