Cidades

SÓ NO CAMAROTE

Coluna do jornalista Sérgio Lessa sobre os bastidores da política de Guarulhos

De acordo com o presidente do PV, Anízio Pereira, o ex-prefeito e ex-deputado federal, Jovino Cândido não será candidato nas próximas eleições. A tendência é que o Partido Verde lance apenas dois pré-candidatos a deputado estadual: o atual vereador Guti e o suplente Antonio D’Agostino. Para federal é pouco provável.

Substituto

Com a aposentadoria de Jovino, o jovem vereador Guti (PV) passará a ser o nome mais influente da sigla, ocupando uma posição privilegiada no ranking daqueles que pretendem ficar com a legenda de candidato a prefeito em 2016. Para conseguir seu intento, basta fazer a lição de casa. E isso ele já vem fazendo…

Nome aos bois

No último sábado em São Paulo foi montado o Diretório Estadual do PROS – Partido Republicano da Ordem Social. O comando está nas mãos do deputado federal Salvador Zimbaldi, que foi eleito pelo PDT de Campinas. Já a Nacional tem como presidente Eurípedes Júnior, ex-vereador de Planaltina, cidade-satélite de Brasília.

Dança das cadeiras

Em Guarulhos o PROS está muito perto de ter um vereador de dois mandatos como presidente da legenda. A decisão sai esta semana sem machucar ninguém, já que a janela para a mudança de sigla está aberta e desta forma não haverá penalidades da Justiça. Porém, caso alguém se machuque, farmácia não será problema.

Sob nova direção

Dizem nos bastidores que o PMDB de Guarulhos saiu das mãos da família Rifai e agora está sendo comandado pelo grupo político do vereador Lamé (PTdoB). O nome mais cotado para assumir a presidência é o de Marcos Alves “Gordinho”, ex- integrante do PTdoB e também do PPS, onde começou sua vida política.

No páreo

A coligação PSL, PTC, PTdoB e PTN, anunciada recentemente na Assembleia Legislativa, já tem dois pré-candidatos a deputado estadual de Guarulhos: Gileno (PSL) e Lamé (PTdoB). Os caciques dos outros partidos, Toninho Magalhães (PTC) e João Dárcio (PTN) não serão candidatos em 2014.

Posso ajudar?