Uma parte de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, já vive racionamento devido à redução do volume de água disponibilizado para a cidade por meio do Sistema Alto Tietê, operado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp); a companhia estadual está entregando 200 litros de água por segundo, quando deveria entregar 300 litros de água por segundo. Os bairros afetados são Bonsucesso, Ponte Alta, Carmela, Bambi, Presidente Dutra e Inocoop, que são abastecidos por meio de uma rede que transfere água do Reservatório de Vila Industrial, em Itaquaquecetuba, pertencente ao Sistema Alto Tietê. Nestas áreas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos implantou o sistema de um dia com água para um dia sem água.
O Saae de Guarulhos está em alerta quanto à iminência de racionamento também nas áreas atendidas pelo Sistema Cantareira; a autarquia municipal aguarda decisões a serem tomadas pela Sabesp. Conforme noticiado pela companhia estadual, o Sistema Cantareira está com o nível mais baixo dos últimos 10 anos. Vale lembrar que o Saae de Guarulhos compra por atacado da Sabesp cerca de 87% da água que distribui, por meio dos Sistemas Cantareira e Alto Tietê – o reservatório de Guarulhos que recebe água do Sistema Cantareira (o Gopoúva) abastece cerca de 62% da população do município; os outros 13% de água correspondem à produção própria do Saae de Guarulhos.
A autarquia municipal tem realizado manobras no sistema de abastecimento, para distribuir de forma justa a água disponível para todo município. Como o sistema é interligado, essas manobras podem gerar períodos de intermitência em algumas regiões da cidade. Os impactos dos períodos sem água pela rede são minimizados se os imóveis possuírem caixa-d’água com volume adequado para a quantidade de moradores e os pontos de abastecimento, como descarga, torneiras e chuveiros, estiverem ligados diretamente à caixa-d’água, e não à rede pública de abastecimento.
O Saae de Guarulhos está com uma ampla campanha explicando a situação problemática do abastecimento de água, e pedindo a colaboração quanto ao uso racional da água. O conjunto de ações inclui comunicação via carro de som, cartazes, telemarketing e informes publicitários em emissoras de rádio e jornais impressos. Ao mesmo tempo, a autarquia municipal anunciou nesta quarta-feira, dia 5, a concessão de desconto na conta, para quem reduzir o consumo. O incentivo, que visa à economia de água no município, valerá para as faturas que chegarão aos consumidores entre março e setembro de 2014.