O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos concluiu em janeiro deste ano a tabulação dos dados da pesquisa de campo feita entre 4 de agosto e 17 de dezembro de 2014 em imóveis abastecidos pelo Reservatório Gopoúva, que recebe água do Sistema Cantareira, com o objetivo de fazer um diagnóstico levando em consideração as instalações hidráulicas internas e a capacidade de reservação da caixa-d’água. O que se pretende é melhorar as condições de abastecimento, sobretudo, para que a população enfrente com menos desconforto esse momento de crise hídrica.
As visitas foram feitas onde houve queixas de falta de água entre janeiro e agosto de 2014, considerando as Ordens de Serviços (OSs) abertas por meio dos canais de atendimento do Saae. Entre as ligações de água passíveis de inspeção, foram selecionadas 4.970, sendo que 2.939 foram efetivamente inspecionadas.
Desse total, 71% receberam recomendação de ajuste e 29% foram consideradas adequadas, no que diz respeito às instalações hidráulicas. Os imóveis com recomendação de ajuste apresentaram características bastante similares; em sua grande maioria, a máquina de lavar roupas não estava ligada diretamente à caixa-d’água, resultando em queixas quando não há abastecimento pela rede na região.
Quanto ao dimensionamento da caixa-d’água, a pesquisa apontou: 6,2% dos imóveis não possuem reservatório; 22% possuem reservatório com volume inadequado (ou seja, não suficiente para suprir o abastecimento por um dia completo); 6% não souberam informar a capacidade do reservatório; e 70% estão adequados.
Com a conclusão da pesquisa de campo, o próximo passo será enviar aos imóveis que receberam recomendação de ajuste uma mensagem lembrando que precisa ser feita adequação. O Saae fará isso nos próximos dias, por meio de e-mail, SMS e ligações telefônicas.
Autarquia identifica a origem da falta de água
Os pesquisadores levantaram o número de pessoas no imóvel, a capacidade de reservação da caixa-d’água e se os pontos de abastecimento (como descargas, chuveiros e torneiras) estavam ligados diretamente à caixa-d’água ou à rede pública. Com o resultado apontado pela pesquisa, principalmente no que diz respeito às instalações hidráulicas internas, o Saae identificou que muitas pessoas reclamaram não por falta de água, propriamente, mas por alguma inadequação no imóvel, que produz a percepção do problema mesmo quando a intermitência no abastecimento não seria capaz de produzir a falta de água.
Os trabalhos foram realizados pela empresa Monitora Tecnologia e Informação, que foi contratada pelo Saae por meio de processo de licitação. No momento da inspeção, o funcionário da empresa Monitora deu orientações e entregou os folhetos A importância da caixa-d’água residencial e Vazamentos. Como encontrar e o que fazer.