Cidades

Saae cria Estação Ecológica para compensar impactos ambientais

Principal objetivo do projeto é a preservação de áreas verdes, além de espécies animal e vegetal

Para compensar impactos ambientais devido a implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETA), o Executivo municipal assinou decreto que cria a primeira Estação Ecológica do Tanque Grande. O principal objetivo do projeto é a preservação de áreas verdes, além de espécies animal e vegetal. Até o momento apenas a ETA São João entrou em funcionamento.

A área de preservação, que compreende 699 mil metros quadrados, foi adquirida pela municipalidade com recursos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela estação. De acordo com Alexandre Kise, secretário de Meio Ambiente, a Estação Ecológica já é tida como "um marco ambiental" em Guarulhos e no cinturão verde que compreende a região metropolitana do Estado de São Paulo.

"A transformação da área em Unidade de Proteção Ambiental possibilitará a preservação de áreas de mananciais, de espécies animais e vegetais, a recuperação da represa Tanque Grande, com o aumento de sua vazão dágua, e impedirá a ocupação de grileiros a especulação imobiliária!, revelou.

Ele acrescenta que a criação da Estação Ecológica atende uma determinação federal e vai ao encontro das necessidades do município em preservar seu patrimônio ambiental. "Guarulhos faz parte de um corredor ecológico, no qual estão inseridas mais de 500 espécies animais em vida livre, algumas em processo de extinção mundial e outras de extinção no território municipal", explicou Kise. 

Além das iniciativas voltadas à preservação ambiental e atividades de pesquisa, a Estação Ecológica tem como proposta a integração com a população. "A área não pode ser aberta ao público por se tratar de Unidade de Proteção, porém podemos viabilizar visitas monitoradas. É importante que as pessoas conheçam a região e tenham interesse em se apropriar deste patrimônio", afirmou o secretário.

De acordo com Kise, está prevista para no início de 2011 a incorporação, pelo município, de novas Unidades de Proteção. "A ideia é que a municipalidade adquira áreas anexadas ao Sítio da Candinha, aumentando a área de proteção", adiantou. De acordo com o secretário, parte dos recursos virá da Infraero, como contrapartida pela construção do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

Posso ajudar?