Com reclamações de falta de água em vários bairros, Guarulhos convive com o desperdício desenfreado de água. O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) identifica cerca de seis mil vazamentos na rede de água por ano, contudo o número pode ser bem superior tendo em vista que a cidade não possui um balanço hídrico que permite localizar as áreas com mais desperdício. A autarquia promete um novo sistema de controle a partir de dezembro.
Oficialmente o Saae não confirma a estimativa de desperdício de água em Guarulhos. Contudo, a autarquia admite que localizou em média 16 vazamentos por dia em 2009 e 2010. Em relação as ligações clandestinas foram 645 em 2009 e 246 no ano passado, uma redução de quase 60%. As fraudes são identificadas por análise de consumos ou denúncias.
De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros de Guarulhos (Asseg), Eduardo Martins, a cidade perde até metade da água distribuída por conta das ligações clandestinas e vazamentos. "A cidade perde água porque não sabe onde estão os problemas. Com o novo sistema será possível aproveitar melhor a água e reduzir o rodízio nos bairros", opina.
A presidente da Comissão de Verde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador Luiza Cordeiro (PC do B), afirma que as tubulações antigas e com grande pressão de água colaboram para o excesso de vazamentos na rede. "As redes internas foram construídas há muito tempo e as tubulações estouram", diz.
O Saae está instalando medidores de vazão e pressão com controle à distância em várias áreas da cidade. O novo sistema permitirá a redução do consumo de energia elétrica e melhor controle da pressão da rede para diminuir a perda de água. A autarquia afirma que até dezembro poderá fazer o balanço hídrico da distribuição da água que permitirá identificar em quais locais há desperdício e solucionar o problema.
O Saae afirma que compra cerca de 87% de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e produz o restante por meio das Estações de Tratamento de Água do Cabuçu e Tanque Grande e de 28 poços profundos.