Eventos

Sábado tem o encontro “Fã de Zine”

O evento é uma feira de fanzines, a prática mais comum no gênero, que consiste em venda e troca de edições
Você já leu um fanzine? Talvez tenha lido, possui ou já fez um e não se deu conta. Para entender através do significado da palavra, "zine" é a abreviação de magazines, como eram chamadas as revistas, e "fan" se refere ao um fã de um determinado assunto. A união destes dois termos resulta em fanzines, ou apenas zines, que nada mais é do que qualquer publicação impressa, de fabricação artesanal ou semi-artesanal, feita por uma pessoa ou um pequeno grupo, composto por ilustrações e textos, de assuntos variados, como cultura, música, ficção, histórias em quadrinhos, poesia, uma infinidade de temas.

Pensando em dar visibilidade para esta linguagem literária e artística independente, acontece neste sábado, 22, o encontro "Fã de Zine", na Biblioteca Monteiro Lobato. Com início a partir das 15h, o evento é uma feira de fanzines, a prática mais comum no gênero, que consiste em venda e troca de edições. Serão expostas diversas produções para efeito ilustrativo. Ian Rocha, um dos organizadores do encontro, conta que haverá também um novo experimento: a Oficina Redonda, uma mistura de mesa redonda com oficina aberta, onde os participantes poderão trabalhar juntos na produção de um fanzine. Os artistas-fanzineiros Daniel Hogrefe, do grupo Tralha, Rodrigo Okuyama, do grupo La Permura, e Thinello Cabello, do coletivo La Panella estarão presentes.

Mesmo com o uso intenso da internet, os fanzines têm seus seguidores, colecionadores e admiradores, seja por questões de exclusividade, como possuir obras raras, ou até mesmo pelo simples fato do prazer de manusear a revista. Nesta primeira edição do "Fã de Zine", o objetivo é levar ao público a possibilidade da auto-edição, isto é, a maneira alternativa de fabricar seu folheto com ilustrações e textos de autoria própria.

Posso ajudar?