Cidades

Sabesp moderniza canais de atendimento para facilitar acesso de consumidores de Guarulhos

A Sabesp começará a divulgar neste sábado (14) em seus canais oficiais e nas contas de água uma série de mudanças, vigentes a partir de 1º de outubro, que visam a facilitar o acesso dos moradores de Guarulhos aos serviços oferecidos pela companhia. A principal novidade é a utilização do CPF para acessar as informações referentes à conta de água, em substituição ao atual RGI.

O RGI não deixará de existir, mas o número do CPF costuma ser mais facilmente memorizado pelas pessoas, que o utilizam para acessar outros serviços do dia a dia.

Uma das novidades será a possibilidade de receber a conta de água por e-mail a partir de outubro. Basta solicitá-la em qualquer canal de atendimento da Sabesp, como o aplicativo Sabesp Mobile, o site sabespfacil.sabesp.com.br, o telefone 0800-055-0195 e os números de WhatsApp (11) 99983-4217 e (11) 95976-3843. Todas as demandas referentes à companhia podem ser resolvidas sem sair de casa por esses meios.

O guarulhense poderá ainda parcelar eventuais dívidas por meio de carnê em até 18 parcelas. Atualmente, o boleto do mês seguinte só é disponibilizado a partir do pagamento do anterior. Com o sistema de carnês, o munícipe já receberá todas as parcelas de uma só vez e poderá adiantar o pagamento de parcelas caso seja de seu interesse. Os carnês também podem ser solicitados virtualmente.

Com a utilização do CPF ao invés do RGI, o munícipe poderá ter mais de uma conta associada a apenas um número. Por exemplo, caso ele seja proprietário de uma residência e alugue um escritório, as informações sobre ambos os locais poderão ser acessadas mais rapidamente no próprio sistema da Sabesp, além da facilidade de o cidadão não ter de acessar dois RGIs diferentes.

O novo sistema também facilita a vida daqueles que alugam casas. Caso um inquilino deixe o imóvel com uma dívida pendente, ele a levará consigo; será, portanto, uma segurança a mais para o proprietário, já que seu imóvel deixará de ter uma dívida com a Sabesp.

Outra mudança benéfica para os que mudam de residência será a marcação do consumo de água. A partir de outubro os registros serão diários. Desta forma, se o morador vai para outra residência, ele não mais precisará pagar pelo mês cheio. Caso ele tenha ficado na propriedade por um período de 14 dias desde a última data de vencimento da conta, ele pagará apenas o que consumiu nessas duas semanas.

Equipes da empresa TCM, contratada pela Sabesp, já estão nas ruas para coletar os dados dos munícipes para o novo sistema. Os funcionários possuem identificação de que trabalham a para companhia paulista; contudo, caso o morador não se sinta confortável em passar as informações a eles, poderá fazê-lo por meio de todos os canais de atendimento já citados.

Se os dados não forem informados, o munícipe não poderá mais solicitar determinados serviços da Sabesp. A companhia possui 420 mil ligações ativas em Guarulhos, sendo que, hoje, aproximadamente 39 mil estão com informações cadastrais pendentes.

Posso ajudar?