O projeto Container do Esporte retorna com as suas atividades em Guarulhos no dia 02 de fevereiro, desta vez no bairro Cabuçu. Idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) via Lei de Incentivo ao Esporte, em parceria com a prefeitura local, a iniciativa oferece aulas gratuitas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para crianças de 6 a 12 anos, sempre no contraturno escolar.
Na primeira semana no bairro, do dia 02 a 06 de fevereiro de 2026, acontece a capacitação profissional. Nesses dias, os idealizadores do projeto estarão em Guarulhos promovendo, também gratuitamente, a capacitação de profissionais de educação física da região. Os monitores das aulas serão contratados a partir da turma capacitada, apoiando a mão de obra local. Esse é um legado do Container do Esporte, que também deixa nas cidades participantes a estrutura e o material esportivo utilizado nas atividades.
Já na semana seguinte, no dia 09 de fevereiro, o projeto social inicia as aulas com as crianças, seguindo até o dia 15 de abril, quando se encerram as atividades do programa no bairro.
Além do início das aulas, o Container do Esporte também se prepara para um momento especial: a abertura oficial, marcada para o dia 26 de fevereiro, das 9h às 11h. Estão convidadas as autoridades locais, alunos e responsáveis.
A Sabesp é uma das patrocinadoras desta iniciativa, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde, da qualidade de vida e do bem-estar da população por meio do incentivo ao esporte. “O trabalho da Sabesp começa no saneamento, mas não termina nele. Quando apoiamos projetos esportivos e culturais, ampliamos nossa capacidade de gerar impacto. O esporte ensina valores essenciais, como disciplina e cooperação, que ajudam a construir comunidades mais fortes”, afirma Samanta Souza, diretora de relações institucionais e sustentabilidade da Sabesp.
“O projeto integra conceitos de esporte, cidadania e sustentabilidade como ferramentas de desenvolvimento social, oferecendo oportunidades para crianças e jovens da região por meio de vivências diárias. Além disso, proporciona momentos de lazer e cultura para os alunos e seus familiares, promovendo integração, bem-estar e fortalecimento comunitário”, afirma Leny Figueiredo, Presidente do IDEC.
Aulas de sustentabilidade
Pensando em levar o conceito de sustentabilidade, alinhado com o que há de mais moderno em energia limpa, os contêineres funcionam com captação de energia eólica e solar. Desta maneira, servem como exemplo direto nas aulas ministradas sobre o tema, que também fazem parte da grade em todas as cidades. Uma parede verde, montada pelos próprios alunos, em uma aula de plantio, também é deixada como legado em cada município atendido pela iniciativa.
Documentos necessários para a inscrição:
* Declaração Escolar.
* Xerox do CPF e RG do aluno e responsável.
* Xerox do comprovante de residência.
Os responsáveis interessados devem procurar o contêiner, estacionado na Avenida Palmira Rossi, s/n°, Cabuçu, Guarulhos – SP (Ao lado da EPG Faustino Ramalho), das 08 às 11h e das 14h às 17h.


