Pet

Saiba como agir quando seu pet está em apuros

O maior problema é que boa parte dos donos não sabem identificar e nem como proceder quando seu animal começam a apresentar sinais de que há algo errado

Ter um pet é uma alegria para muitas famílias, mas nem tudo é alegria na convivência com seu animal de estimação. Muitos donos não sabem como proceder quando seus bichinhos começam a dar sinais de problemas de saúde. Desde uma simples limpeza de tártaro nos destes do animal até cirurgias mais complexas em órgãos internos, os pets estão sujeitos a estes probleminhas e é de fundamental importância que o proprietário saiba como agir quando acontecer uma emergência.

A primeira coisa é o contato imediato com o veterinário de sua confiança e segundo, um conhecimento prévio dos problemas mais comuns pode salvar a vida de seu pet.

Segundo a veterinária Tábata Lopes da Silva, 26, do Centro Veterinário Xodó & Bichos, na Vila Progresso, os atendimentos mais comuns em sua clínica são as castrações e a limpeza do tártaro. "Cirurgia de coluna é a mais incomum", contrasta.

Corpos estranhos – A ingestão de pecinhas soltas, os corpos estranhos, e até substâncias tóxicas também representam um perigo aos animais. Nestes casos, o animal pode vomitar e apresentar diarréia, chegando até a convulsões e tremedeiras, em casos de intoxicação. Nunca deve-se induzir o bichinho ao vômito.

 

Cardíacas – Falta de ar, que deixa o pet ofegante e impede o animal de deitar, até língua roxa e desmaios podem ser sinais de problemas cardíacos. Nestes casos, o bichinho deve ser conduzido imediatamente a um veterinário.Convulsões – Nunca deve-se segurar o animal. O procedimento é o mesmo que com um ser humano, afastar objetos que possam feri-lo enquanto durar a convulsão.Traumatismo – Ocorrência muito comum, traumatismos podem gerar uma reação de auto-defesa no animal, já que o mesmo estará sentindo muitas dores e pode ficar agressivo quando da aproximação de alguém. É indicado o uso de focinheiras. Tentar colocar membros no lugar pode agravar as lesões.

Posso ajudar?