Uma estátua de 50 metros de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurada por um morador de Guarulhos no último sábado (7), em Aparecida-SP. A escultura é assinada por Gilmar Pinna, que, apesar de ter nascido em Ilhabela, recebeu o título de cidadão guarulhense em 2012 devido à sua contribuição artística na cidade.
O GWeb conversou com Pinna, que afirmou que sua inspiração para construir a estátua foi “passar o amor da mãe de Jesus ao povo”. Ela foi esculpida e doada à cidade de Aparecida em homenagem aos 300 anos da padroeira do Brasil, completos em 2017.
Para o artista católico, homenagear Nossa Senhora o aproximaria mais de Jesus. “Acho que ele ficaria contente. O que mais quero é a aproximação do amor de Jesus. Estou fazendo essa doação ao povo com a única coisa que tenho, doando o que tenho, servindo como um pequenino exemplo”, disse.
A estátua de Pinna fica localizada no bairro do Itaguaçu, à margem do Rio Paraíba do Sul, a cerca de três quilômetros de distância da Basílica e pode ser avistada da Rodovia Presidente Dutra. É o local mais próximo do ponto em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717.
Vale ressaltar que a escultura do guarulhense é maior do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que possui 38 metros.
Gilmar Pinna pousa para foto
Sobre o autor
Autodidata, Gilmar Pinna iniciou sua carreira artística aos 10 anos realizando esculturas em areia, e aos 12 anos conquistaria o Primeiro Prêmio de Escultura em Areia do Litoral Norte Paulista.
O passo seguinte seria a escultura em metal. No início dos anos 70, incentivado pelo pintor e desenhista basco Fernando Odriozola, de quem se tornara amigo e admirador, começou a participar de concursos e salão de artes, conquistando vários prêmios.
Em 2012 realizou em Guarulhos a Exposição em Comemoração aos seus 40 anos de arte. Acompanhando as mudanças nas grandes cidades de trocar o carro por transportes alternativos, construiu a Obra “ Os Ciclistas “ que está localizada na ciclovia na Avenida Paulo Faccini, no centro da cidade.
“Os Ciclistas”, de Gilmar Pinna
“Sou natural de Ilhabela, mas minha relação com Guarulhos é poder ver gente do Brasil inteiro. Um lugar de trabalhadores, próspero e de pessoas acolhedoras. Um interior tranquilo dentro de São Paulo; é cidade já cosmopolita e, claro, com o Aeroporto Internacional, que atrai gente do planeta inteiro. Sou cidadão Guarulhense com muito orgulho”, finaliza Pinna.