Você consegue imaginar um modelo de sala de aula diferente do tradicional?
Um espaço que difere das cadeiras ou carteiras universitárias enfileiradas, retangular, com um tablado, a mesa do professor, uma lousa e papeis por toda parte. É possível, certo? Algo mais colaborativo, como é tradicional em treinamentos corporativos; um laboratório; uma oficina; ou um auditório.
E se eu pedisse para você redesenhar a experiência da sala-de-aula?
Você consegue imaginar algo que seja diferente do modelo tradicional? Aquele em que o professor em cima de seu “palco” transmite todo seu conhecimento para seus alunos durante todo período de aula e depois os avalia para averiguar o quanto eles conseguiram absorver. O professor, nesse modelo tradicional chamado em inglês de Sage on the Stage, em português Sábio no Palco, é o protagonista do processo de ensino e ganha quase toda a responsabilidade pela sua eficácia.
Agora imagine um modelo diferente, imagine a sala-de-aula de cabeça para baixo.
Não literalmente, mas conceitualmente. Imagine redefinir o que nossos estudantes fazem, antes do momento de aula, durante e depois. Isso se chama Flipped Classroom ou Sala-de-aula Invertida em tradução. A ideia é sacudir com os objetivos, atividades e encaminhamento de cada fase do processo educacional.
No modelo tradicional o processo de ensino e aprendizagem acontece assim:
A Sala-de-aula Invertida propõe um modelo diferente:
Aqui o objetivo é colocar o aluno como protagonista do processo de ensino, estimular a interatividade, a prática e o auto aprendizado e colocar o docente na posição de facilitador do ensino, um modelo oposto ao Sage on the Stage chamado de Guide on the Side, em português Guia ao Lado.
Nas atividades pré-aula o objetivo é colocar o aluno já em sintonia com os conhecimentos que serão trabalhados na aula e acima de tudo, motivá-lo a aprender sobre esse conteúdo, através de materiais multimídia e atividades. Durante a aula, o espaço é voltado para os estudantes aprenderem através de atividades práticas e interativas e o professor deve ajudar tirando dúvidas e orientando a prática. Após a aula, conteúdos devem ser disponibilizados para os estudantes para que eles possam se aprofundar nos conhecimentos.
Essa forma de ver o ensino e o aprendizado visa estimular a autonomia dos alunos, o relacionamento entre estudantes e o auto aprendizado contínuo.