Educação & Inovação

Sala-de-aula de cabeça para baixo

Você consegue imaginar um modelo de sala de aula diferente do tradicional?

 

Um espaço que difere das cadeiras ou carteiras universitárias enfileiradas, retangular, com um tablado, a mesa do professor, uma lousa e papeis por toda parte. É possível, certo? Algo mais colaborativo, como é tradicional em treinamentos corporativos; um laboratório; uma oficina; ou um auditório.

 

E se eu pedisse para você redesenhar a experiência da sala-de-aula?

 

Você consegue imaginar algo que seja diferente do modelo tradicional? Aquele em que o professor em cima de seu “palco” transmite todo seu conhecimento para seus alunos durante todo período de aula e depois os avalia para averiguar o quanto eles conseguiram absorver. O professor, nesse modelo tradicional chamado em inglês de Sage on the Stage, em português Sábio no Palco, é o protagonista do processo de ensino e ganha quase toda a responsabilidade pela sua eficácia.

 

Agora imagine um modelo diferente, imagine a sala-de-aula de cabeça para baixo.

 

Não literalmente, mas conceitualmente. Imagine redefinir o que nossos estudantes fazem, antes do momento de aula, durante e depois. Isso se chama Flipped Classroom ou Sala-de-aula Invertida em tradução. A ideia é sacudir com os objetivos, atividades e encaminhamento de cada fase do processo educacional.

 

No modelo tradicional o processo de ensino e aprendizagem acontece assim:

 

A Sala-de-aula Invertida propõe um modelo diferente:

 

Aqui o objetivo é colocar o aluno como protagonista do processo de ensino, estimular a interatividade, a prática e o auto aprendizado e colocar o docente na posição de facilitador do ensino, um modelo oposto ao Sage on the Stage chamado de Guide on the Side, em português Guia ao Lado.

 

Nas atividades pré-aula o objetivo é colocar o aluno já em sintonia com os conhecimentos que serão trabalhados na aula e acima de tudo, motivá-lo a aprender sobre esse conteúdo, através de materiais multimídia e atividades. Durante a aula, o espaço é voltado para os estudantes aprenderem através de atividades práticas e interativas e o professor deve ajudar tirando dúvidas e orientando a prática. Após a aula, conteúdos devem ser disponibilizados para os estudantes para que eles possam se aprofundar nos conhecimentos.

 

Essa forma de ver o ensino e o aprendizado visa estimular a autonomia dos alunos, o relacionamento entre estudantes e o auto aprendizado contínuo.

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