Já se foi o tempo em que os fabricantes de veículos guardavam segredos a sete chaves que, via de regra, eram mostrados em primeira mão no Salão do Automóvel de São Paulo, que abre nesta quinta-feira ao público, no Anhembi. O evento, que se mantém grandioso e desperta o desejo dos apaixonados por carros, traz sim algumas novidades da indústria automobilística nacional, mas nada que já se não tivesse notícias ou que já se apresentaram em outros salões internacionais mundo afora.
Nesta edição, apesar de suas fotos já estamparem várias capas de revistas e se espalharem pela internet há alguns meses, dois modelos que estream nas ruas no ano que vem foram mostrados pela primeira vez. São o Honda HRV, um sport utility compacto, e o Jeep Renegade, primeiro veículo produzido na fábrica pernambucana pela Fiat Chrysler (sim, agora a marca americana é da italiana).
Há também uma diversidade de veículos elétricos, que dificilmente chegam em solo brasileiro, diversas derivações e atualizações de modelos que já estão no mercado, além – é claro – de superesportivos, esses sim que despertam os desejos e sonhos. A Chevrolet mostra o Corvette; a Ford, o Mustang; a Fiat, uma Ferrari, e a Mercedes Benz, o AMG GT S, apresentado à imprensa por ninguém menos que Felipe Massa.
A Volkswagen mostrou duas variações Cross de seus compactos: o CrossUp e o Novo Cross Fox, além de apresentar o modelo Variant do Golf e uma versão elétrica de seu hatch. A Chevrolet apresentou pela primeira vez a nova cara do Cruze, que será lançado no mês que vem, além da versão aventureira do Spin, a Active. Ford mostrou mais do mesmo, assim como a Fiat que revelou a linha 2015 do Bravo e uma versão Abarth de seu 500.
O novo Honda HR-V
O Honda HR-V, próximo modelo da marca a ser produzido no Brasil, foi – segundo a empresa – concebido para exceder as novas demandas dos consumidores. Ele reúne qualidades e pontos fortes de carros de diversos segmentos, com um posicionamento inovador. Seu design aspiracional apresenta de forma única as linhas características de um cupê esportivo combinadas à força e postura robusta de um SUV, com um tamanho ideal de carroceria.
Em seu interior, o espaço, o conforto e a praticidade são pontos fortes. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, e com uso de layout com tanque central, o HR-V permite acomodar até cinco passageiros e uso extensivo do compartimento de carga. A versatilidade do interior é garantida por meio da adoção do sistema ULT de adaptação dos assentos.
Destaca-se também o seu cockpit sofisticado, com console central elevado e uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, posicionando-o como veículo de classe superior.
Com tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT, o HR-V entrega alta performance e eficiência de combustível. Completando a experiência de pilotagem, a sensação de segurança que se espera ao embarcar em um veículo desta categoria está garantida pela posição de direção elevada.
O Renegade
O Jeep Renegade, modelo global que já está revolucionando a categoria de SUVs compactos, chegará para aumentar a gama de veículos da marca que criou o segmento 4×4 e o próprio conceito de utilitário-esportivo.
O Jeep Renegade oferece uma combinação única de apelo urbano e a melhor capacidade fora de estrada de sua categoria. Ele traz em seu pacote inovações para a categoria, como câmbio automático de nove marchas e motor a diesel, interior refinado e uma ampla lista de avançados itens tecnológicos.
Projetado nos Estados Unidos, o Jeep Renegade será o primeiro produto a sair, no início de 2015, da nova fábrica de Goiana, Pernambuco, a mais moderna do grupo Fiat Chrysler Automobiles no mundo. Ele já é produzido na Itália e será feito na China em 2016, com vendas em mais de 100 países, sempre com a mesma qualidade construtiva. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o segundo trimestre do ano que vem.
Com três versões de acabamento, duas opções de motor, três tipos de câmbio, três tipos de tração e uma enorme relação de equipamentos, o Jeep Renegade vai atender a todos os tipos de exigência de quem procura um SUV compacto, seja para a cidade, seja para encarar aventuras mais radicais no off-road. O Jeep Renegade terá motor flex 1.8 E.TorQ ou o inédito diesel turbo 2.0 MultiJet II, o mais forte da categoria. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática de seis ou de nove marchas – outra exclusividade no segmento. E a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4, de dois tipos. As versões serão Sport, Longitude e Trailhawk.
Outros destaques:
– Audi:
Seis modelos inéditos no Brasil, tendo como grande destaque o TT Roadster
– Nissan:
Celebra o lançamento mundial do Nissan New March Rio 2016 Edition
– Hyundai Motors do Brasil
Novos Veloster Turbo e o New Genesis
– Chevrolet:
S10 High Country, Novo Cruze e Spin Active
– Mitsubishi Motors
Concept GC-PHEV
– Lexus:
NX Lexus;
– Citroën
Apresenta o C4 Lounge THP Flex
– Ford:
nova geração do Mustang
– Subaru
Subaru WR X STI;
– Peugeot
2008 Hybird Air
– Renault
Duster Oroch, o Fluence 2015, e o novo Sandero Stepway
– Toyota:
Conceito FT-1
– Mercedes-Benz:
AMG GT, GLA 45 AMG, Classe C Touring