O GWEB participou nestes dias 19 e 20 de novembro das coletivas de imprensa, que revelaram uma clara tendência: híbridos, elétricos e conectividade são os protagonistas da nova fase da indústria automotiva brasileira.
Quando a gente sai de lá, ao voltar ao mundo real, os carros comuns que enchem nossas ruas parecem peças do passado, tamanha é a diferença aqui de fora daquele que se projeta no Salão. Muita coisa ali, com certeza, ficará no sonhos da maioria da população. Mas não custa nada desejar, não é mesmo?
Aqui um breve resumo do que o apaixonado por autos encontrará na volta do Salão ao Anhembi a partir deste sábado, dia 22, até o próximo 30 de novembro.
Renault, Geely e a força das novas parcerias
A abertura ficou por conta da Renault e da Geely, que anunciaram um investimento de R$ 3,8 bilhões para viabilizar a produção local de veículos eletrificados. Entre os destaques, o SUV Koleos híbrido, previsto para 2026, e a picape conceito Niagara, que antecipa a nova linguagem da marca. A Geely apresentou o EX5 EM-i, seu primeiro híbrido nacional, e o SUV urbano EX2, reforçando a estratégia de eletrificação acessível.


Omoda & Jaecoo: estreia com SUVs sofisticados
As marcas chinesas chegaram com força, exibindo os SUVs Jaecoo 5 e Jaecoo 8, ambos com versões híbridas e foco em tecnologia. A promessa é lançar oito modelos até 2026, mirando rápida expansão no Brasil.
GWM: ofensiva premium e experiência imersiva
A GWM apresentou o Haval H6 reestilizado e anunciou 12 lançamentos até 2026. Entre as atrações, a minivan híbrida Wey G9 Max, o SUV robusto Tank 700 com motor V6 híbrido e até uma moto touring elétrica, a Souo S2000.

Honda: o retorno do ícone Prelude

A japonesa surpreendeu ao anunciar a volta do Honda Prelude, agora como cupê híbrido esportivo. Outro destaque foi o novo WR-V, produzido em Itirapina (SP), com foco em conectividade e segurança.
Kia e Hyundai: eletrificação em alta

A Kia apresentou dez novidades, incluindo a picape Tasman, SUVs híbridos como o Sportage e o elétrico compacto EV3, com autonomia de até 605 km. Já a Hyundai trouxe o IONIQ 9, SUV elétrico de três filas com autonomia de 620 km, reforçando sua presença no segmento premium.
Toyota: híbridos e esportividade

A Toyota revelou o Yaris Cross, primeiro SUV compacto nacional com opção híbrida flex, previsto para fevereiro de 2026, e o esportivo GR Yaris, que chega em abril com câmbio manual e automático.
Caoa Chery: híbridos plug-in e expansão
A marca apresentou o Tiggo 5X 2027 e o inédito Tiggo 9 Hybrid PHEV, que chegam em 2026 já como linha 2027, consolidando sua aposta em SUVs híbridos.
Stellantis domina com Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep e RAM
O grupo Stellantis roubou a cena. A Fiat exibiu o esportivo Abarth 600e Scorpionissima, com 280 cv, além de conceitos como o Dolce Camper e edições especiais do Pulse e Fastback. A Peugeot trouxe o SUV 3008 GT e versões híbridas do 208 e 2008, enquanto a Citroën apresentou o conceito Basalt Vision e o elétrico C5 Aircross. A Jeep confirmou novidades para o Avenger e modelos híbridos, e a RAM reforçou sua linha premium com picapes personalizadas.





Leapmotor e BYD: ofensiva chinesa continua

A Leapmotor, agora parte da Stellantis, anunciou produção nacional em Goiana (PE). Já a BYD apresentou sua marca premium Denza, com destaque para o SUV híbrido Denza B5 e a perua elétrica superesportiva Denza Z9 GT, com quase 965 cv.
MG, uma marca britânica 100% elétrica no Brasil
MG A MG Motor fez sua primeira participação no Salão do Automóvel de São Paulo com uma ofensiva 100% elétrica. A marca britânica, controlada pelo grupo SAIC, apresentou três modelos que chegam para disputar espaço no mercado nacional: o hatch MG4, o SUV MG S5 e o esportivo MG Cyberster.

Tendência geral

O Salão do Automóvel 2025 confirma a transição energética como protagonista, com híbridos e elétricos dominando os lançamentos. Além disso, há forte presença de marcas chinesas e estratégias para produção local, sinalizando uma nova fase para a indústria automotiva brasileira.
A organização do evento espera receber mais de 500 mil visitantes entre os dias 22 e 30 de novembro, movimentando cerca de R$ 320 milhões na economia paulista, considerando hospedagem, alimentação, transporte e negócios gerados durante o salão. Com a retomada após sete anos, o impacto é visto como um impulso para o setor automotivo e para o turismo na capital paulista.
Datas e Local
- Quando:
- Avant Première: 21 de novembro, a partir das 19h (evento exclusivo).
- Aberto ao público: de 22 a 30 de novembro.
- Onde: Distrito Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo (SP).
- Área: 67 mil m², cinco pavilhões climatizados

Horários de funcionamento
- Dia 22: das 12h às 21h (entrada até 20h).
- Dias 23, 29 e 30 (fins de semana): das 10h às 21h (entrada até 20h).
- Dias 24 a 28 (dias úteis): das 12h às 21h (entrada até 20h).
Ingressos
- Avant Première (21/11): R$ 1.000 (experiência premium com show e visita antecipada).
- Regular:
- Dias de semana: R$ 116 (inteira) / R$ 58 (meia).
- Fins de semana: R$ 145 (inteira) / R$ 72,50 (meia).
- VIP (Dream Lounge):
- Dias de semana: R$ 440.
- Fins de semana: R$ 530.
- Crianças até 5 anos: gratuito.
- Crianças de 6 a 12 anos: meia-entrada.
- Vendas: https://www.salaodoautomovel.com.br
Estacionamento
- Estacionamento oficial do Anhembi (Portão 38):
- Carros: R$ 80 (até 12h).
- Motos: R$ 25.
- Micro-ônibus: R$ 120.
- Ônibus: R$ 160.
- Mais de 5.800 vagas disponíveis.
- Há 15 minutos de carência para carros e motos, e 30 minutos para ônibus e micro-ônibus.
Transporte
- Transfer gratuito entre o evento e a estação Portuguesa–Tietê (Linha 1-Azul do Metrô).
- Saída: Rua Voluntários da Pátria, 498.
- Funcionamento: 1 hora antes da abertura até 1 hora após o fechamento.
Dicas úteis
- Chegue cedo: o trânsito na região é intenso, especialmente nos fins de semana.
- Planeje sua visita: tempo médio de permanência é de 4 horas.
- Experiências: test-drives indoor, simuladores, Dream Lounge com supercarros, área kids com LEGO Experience e espaço gastronômico completo.


