Carro

Salão do Automóvel repete fórmulas para arrancar contra a crise

Em tempos de vendas em baixa e crise no setor automobilístico, nada melhor do que que um Salão do Automóvel para tentar levantar a autoestima dos fabricantes, que tentam – de alguma forma – incentivar os consumidores voltarem às compras. Para tanto, a receita se repete: são novos modelos, inovações tecnológicas, apresentação de conceitos e tendências, além, é claro, de mexer com os desejos (secretos ou não) de quem visitará a feira, que chega à sua 29ª edição e acontece pela primeira vez na São Paulo Expo – ou Centro de Exposições Imigrantes, localizado no início da rodovia de mesmo nome. 
 
Não bastassem as máquinas apresentadas por 32 diferentes marcas, os 120 expositores repetem uma velha fórmula que sempre dá certo. Belíssimas mulheres, tão superproduzidas como os próprios carros, emprestam suas imagens para enfeitar os estandes, numa forma de multiplicar os objetos de desejos, sobretudo dos homens, em tese, os principais públicos-alvos do Salão. 
 
Entre os carros, modelos que estão chegando ao mercado como Cruze hatch e o novo Tracker, da Chevrolet, o Mustang da Ford, a Frontier da Nissan, a WRV da Honda,  a Captur da Renault, entre muitos outros. Há os supercarros da Audi, como o R8 Coupé V10 Plus e R6 Avant, além de conceitos fantásticos como o Volkswagen BUDD-e ou o Fiat Spider 124, um “legítimo roadster italiano”, que é quase um “Alfa Romeo”. 
 
Confira aqui alguns destaques, entre tantos mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo. 
 
Novo Tracker 
Com lançamento simultâneo em seus principais mercados, o Novo Tracker estreia no Brasil com mudanças mecânicas, visuais, de conteúdo e de acabamento. Uma configuração específica para o mercado nacional foi criada para atender as particularidades do consumidor local. Entre elas destacam-se o motor 1.4 turbo Flex com injeção direta de alto desempenho e eficiência energética, a transmissão automática sequencial de seis velocidades e o sistema Stop/Start. Tudo de série, numa configuração até então nunca ofertada em um veículo deste segmento.
 
Cruze hatch
O Novo Cruze Sport6 incorpora as evoluções tecnológicas trazidas pelo “irmão maior” sedã e adiciona ainda visual e comportamento dinâmico mais esportivos – características valorizadas por consumidores de veículos deste segmento. Até por conta disso, o sobrenome Sport6 foi mantido na segunda geração do Cruze hatch, que ganhou opção de teto solar elétrico, novos serviços OnStar, rodas exclusivas de 17”, além de acerto customizado para a suspensão e para a direção progressiva com assistência elétrica.
 
 
WR-V faz estreia mundial
O novo Honda WR-V, onovo SUV compacto foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis no Brasil, baseado em pesquisas sobre as demandas dos consumidores regionais. O WR-V traz o design externo robusto e resistente de um utilitário esportivo, combinando a identidade da família de SUVs da Honda aos gostos regionais, posicionando-o de uma forma única no mercado.
 
Não é a Kombi
Numa referência distante às velhas peruas Kombi, o BUDD-e nasce como primeiro modelo baseado numa nova matriz tecnológica da Volkswagen para veículos elétricos, a MEB. Com autonomia de até 533 km (ciclo europeu), suas baterias podem ser recarregadas em 80% de sua capacidade em 30 minutos. Essas características levarão à definitiva viabilização dos carros elétricos. O BUDD-e mostra carisma com seu design icônico. É um Volkswagen que celebra a história da marca e simultaneamente estabelece, de forma clara, sua visão para o futuro imediato. Tão interconectado quanto possível – está equipado com a próxima geração de infotainment –, o BUDD-e disponibiliza uma nova e fascinante interface móvel entre o mundo a bordo e o universo exterior.
 
Renault Captur
Produzido no Paraná e desenvolvido pelo Renault Tecnologia Américas, o Captur se destaca pelo design francês, sensual e elegante, além do conforto de um verdadeiro SUV e da vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso a comandos do carro sem tirar a mão do volante. O veículo será posicionado acima do Duster, com fortes atributos para conquistar espaço no segmento que mais cresce no país. O Captur terá uma gama completa para o mercado brasileiro, composta por uma versão com o novo motor 1.6 SCe com câmbio manual e outras duas com o câmbio CVT X-Tronic, que reúne ótimo desempenho, baixo consumo de combustível e conforto para os grandes centros urbanos. A quarta opção é com motor 2.0 e câmbio automático, voltada a quem deseja ainda mais desempenho.
 
Fiat 124 Spider
Um dos maiores destaques do último Salão de Paris, em setembro, o Fiat 124 Spider presta tributo ao icônico modelo de mesmo nome, lançado em 1966, verdadeira referência histórica internacional em design marcante e diversão ao volante, características típicas dos carros italianos. Um legítimo roadster de comportamento esportivo mescla estilo arrebatador a um magistral conjunto tecnológico e de conectividade a bordo. Sob o capô o motor 1.4 litro turbo equipado com a tecnologia MultiAir, com potência de 160 cv a 5.500 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, e a direção é elétrica. 
 
Audi R8 Coupé
O superesportivo R8 é quase um carro de pista para as ruas. Traz motor central-traseiro V10 e um recém-aprimorado sistema quattro asseguram um desempenho de tirar o fôlego, especialmente na versão top de linha com 610 cv, que será oferecida no país a partir de dezembro: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.
 
RS 7 Sportback
O RS 7 Sportback representa de um dos principais pilares da Audi, que destaca a esportividade, com uma aceleração reservada aos superesportivos. O carro é equipado com o motor V8 4.0 TFSI, que ganhou mais potência em relação à versão anterior e tem agora 605 cv de potência e até 750 Nm de torque com overboost. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O RS 7 Sportback performance estará a venda no Brasil por R$ 728.990 a partir do Salão do Automóvel. 
 
 
Ford Mustang
A Ford vai lançar o Mustang no Brasil no último trimestre de 2017, com entrega das primeiras unidades no começo de 2018.  Outras novidades apresentadas no evento são o Ka Trail, versão especial que chega ao mercado no próximo ano, o superesportivo Ford GT, a F-150 Raptor e duas versões do Mustang, o Shelby GT350R e o GT conversível. Também estão na mostra os recém-lançados Fusion EcoBoost e Hybrid 2017, o crossover de luxo Edge, o Focus com SYNC 3 e o New Fiesta como motor EcoBoost 1.0, trazendo tecnologias inovadoras. 
 
 
PARA QUEM QUISER IR
 
 
Valores dos ingressos
Primeiro dia, 10/11 – R$ 40 
Outros dias da semana – R$ 70 
Sábado, domingo, feriados e segunda-feira 14/11 – R$ 95 Último domingo, 20/11 – R$ 70 Meia-entrada para estudantes Mais informações: https://goo.gl/P22VMy 
 
Sobre o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Lançado em 1960, o Salão Internacional do Automóvel ocorre bianualmente e este ano deve atrair um público estimado em 750 mil pessoas. Executivos da área automotiva, artistas, formadores de opinião, entusiastas e o público em geral visitam o evento para conferir os avanços e as tendências da indústria automobilística. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores.
 
Serviço
Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2016
Data: De 10 a 20 de novembro
Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes) Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 (850 m da estação Jabaquara do metrô) www.salaodoautomovel.com.br 
 
 

Tags
Posso ajudar?