Com objetivo de melhorar sua participação no mercado de carros médios com câmbio automático, a Renault acaba de disponobilizar o novo Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex equipado com câmbio automático, com opção de troca sequencial de marcha – as versões Expression e Privilège com caixa de câmbio manual contam com motor 1.6 8V Hi-Torque.
O Sandero Privilège 1.6 16V Hi-Flex, – de 112 cv com etanol e 107 cv com gasolina – com câmbio automático terá preço sugerido a partir de R$ 43.900, enquanto a versão manual, equipada com motor 1.6 8V Hi-Torque, é comercializada a partir de R$ 40.400.
De acordo com a fábrica francesa, a escolha do motor 1.6 16V para trabalhar em conjunto com a caixa automática deve-se a sua adaptabilidade, performance e baixo consumo de combustível. O equipamento é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista. A caixa automática dispõe de nove programas diferentes, que vão desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.
A Renault acrescenta que esta caixa de câmbio automático possui uma central eletrônica ´"inteligente", que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista. "Essa central trabalha com base em uma série de parâmetros, como rotação do motor, abertura da borboleta e velocidade de acionamento do pedal do acelerador, além de velocidade do carro e carga do veículo", explica Gabriel Bella, engenheiro responsável pela área de desenvolvimento de motor e câmbio da Renault do Brasil
O câmbio automático conta com a função "Kick down". Acionada quando o motorista pisa até o fim e de forma rápida o pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme dos dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível, como, por exemplo, na realização de ultrapassagens.
Troca sequencial
O câmbio automático do novo Sandero possui a opção de troca sequencial de marchas. Para isso, basta mudar lateralmente a posição da alavanca. Desta maneira, as machas podem ser passadas com leves toques: para cima (aumenta a marcha) e para baixo (redução de marchas).
Conta ainda com recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado na alavanca.
O câmbio automático do novo Renault Sandero também incorpora importantes dispositivos de segurança. A partida do carro ocorre apenas com a alavanca de câmbio nas posições P (Park) ou N (Neutro), ainda assim com o pedal do freio pressionado. Já a seleção das marchas D (Drive) ou R (Ré) deve ser feita exclusivamente com o veículo parado e o pedal de freio acionado.