Se você é um daqueles consumidores que sempre sonharam em ter um carro esportivo, com visual despojado e desempenho diferenciado, mas nunca foi possível encaixar em seu bolso, seus problemas acabaram. É mais ou menos por aí a apresentação do Renault Sandero RS, o compacto esportivo da marca francesa, oferecido no mercado brasileiro por R$ 65.705,00.
Apesar de levar o nome e a plataforma Sandero, ele é praticamente um outro carro, já que oferece motor, câmbio, suspensão, freios e visual bem diferente. O R.S. 2.0 conta com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade.
Segundo a Renault, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária. Durante o período de avaliação, ao longo de dez dias, deu para sentir a força do compacto e perceber seu espírito esportivo, nas mais diferentes condições.
Quando o propulsor de 2 litros é acionado, o som rouco e provocador que sai do escapamento garante sensações esportivas ao volante, impressão que é realçada quando o carro entra em ação.
Isso foi possível graças a diferentes regulagens de suspensão em relação ao Sandero “de rua”, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS). Vale destacar ainda os três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.
Visual
O Sandero RS se apresenta quase como um tunado, com a vantagem de não precisar mexer em nada ou modificar especificações de fábrica. Traz novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’ (opcional rodas 205/45 R17), saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento, espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.
O interior é inspirado em um cockpit, com pedaleiras de alumínio, além de bancos e volante esportivos exclusivos. As cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão R.S., as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.
O Renault Sandero R.S. 2.0 é um carro completo e vem de série, entre outros itens, com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio.
Design alinhado à esportividade
• O para-choque dianteiro específico com desenho das lâminas em estilo F1, remete à máscara dianteira dos carros de Fórmula 1.
• Os faróis com molduras negras e a grade exclusiva contribuem para a esportividade e melhoram a alimentação do ar do motor.
• Os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, dão modernidade e tecnologia à dianteira do modelo.
• As rodas de 16’’ do tipo Pit Lane (rodas 17’’ Grand Prix como opcional) contribuem para a performance e o visual.
• Na lateral, as saias dão sustentação ao perfil do carro.
• O aerofólio traseiro melhora a estabilidade e a aerodinâmica, permitindo mais 25 kg de “down force” em alta velocidade, além de remeter à sua alta performance.
• O difusor de ar tipo F1 com saídas duplas de escapamento do lado esquerdo reforçam o caráter esportivo do carro.
• As faixas na parte inferior lateral conferem um visual ainda mais esportivo. Os retrovisores são pintados na mesma cor preta das rodas.
• Os emblemas R.S. localizados sob o logo da Renault na grade frontal e na traseira junto com o nome Renault Sport exibem orgulhosamente que o novo Renault Sandero R.S. 2.0 pertence à linhagem de hatches esportivos da marca.
Modos de condução:
• Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo/.
• Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S..
• Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S..