Na tarde desta quarta-feira (4) o Prefeito Sebastião Almeida entregou em uma cerimônia solene um documento de isenção do IPTU para a Santa Casa de Guarulhos. O benefício isenta a instituição do pagamento da dívida a partir do ano de 1997. O valor acumulado com a falta do pagamento chegou a 2 milhões.
Participaram da cerimônia além do Prefeito, André Oliveira Castro, o Secretário de Finanças, Morio Sakamoto, Presidente da Santa Casa de Guarulhos e Airton Trevisan, Vice presidente da Santa Casa e advogado.
Moriô agradeceu ao Prefeito pela oportunidade e o presenteou com uma placa de agradecimento, além disso, esclareceu que a Santa Casa ainda continua com seus atendimentos ambulatoriais, cuidados com os idosos, exames de menor e maior complexidade e doações de remédios. Porém com está ajuda da prefeitura a previsão é de que o hospital comece a se reestruturar para retomar suas atividades normais.
Airton Trevisan contou que a isenção é apenas o começo do processo para a reestruturação do hospital “está isenção sozinha não resolve o problema da verba para levantar o hospital que é um problema muito maior. Quando acabar o pagamento destas dívidas nós vamos ter que verificar qual a forma de manter a filantropia, nosso objetivo é de ser cem porcento atendimento aos carentes, nenhum diretor é remunerado apenas os funcionários recebem salário” explicou.
O hospital fechou em 1993 por problemas administrativos, as dívidas chegaram a valer mais de 12 milhões e atualmente deve ao governo federal cerca de 2 milhões, sem levar em conta a divida do IPTU que foi quitada através do documento entregue na cerimônia.