O Banco Santander confirmou em fato relevante que fechou acordo de joint venture com o Banco Bonsucesso nas operações de crédito consignado e cartão consignado. O Santander diz que a operação dá continuidade à estratégia do banco de crescer no segmento no Brasil.
O Santander investirá R$ 460 milhões na joint venture, por meio da Aymoré, ficando com uma participação no capital social de 60% na associação e tornando-se acionista controlador. O Banco Bonsucesso permanecerá com a parcela remanescente do capital social, ou 40%. A operação está sujeita a aprovação das autoridades regulatórias.
Segundo o fato relevante, a joint venture será o veículo exclusivo do Banco Bonsucesso e de seus controladores para a oferta, no território brasileiro, de créditos consignados. O Santander Brasil continuará a originar operações de crédito consignado por meio de seus canais próprios de maneira independente. Por outro lado, a joint venture será o veículo do Santander Brasil para originar operações de crédito consignado fora de seus canais próprios.
A operação permitirá a criação de um canal externo estruturado com um sócio que detém expertise em crédito consignado e plataforma especializada a fim de garantir qualidade de produção e rentabilidade. Esta operação é uma continuidade da estratégia do Santander Brasil em crescer em crédito consignado.
No primeiro trimestre, o Santander havia sido o único player entre os grandes bancos a reduzir a oferta de crédito consignado. A carteira havia alcançado R$ 12,8 bilhões