O diretor financeiro do grupo Santander, José Antonio Alvarez, disse nesta terça-feira, 4, que a direção da instituição financeira ficou satisfeita com a troca de ações feita no Brasil. Em teleconferência para divulgar os resultados do banco referentes ao terceiro trimestre de 2014, o executivo fez uma avaliação relativamente pessimista sobre a atual situação da economia brasileira, mas exaltou o aumento do lucro da filial no País.
“Estamos satisfeitos com o resultado da oferta para troca de ações no Brasil. Quase 56% dos investidores aceitaram a proposta e a nossa participação no banco chegou a 88,3%”, disse o executivo. A oferta pública voluntária de permuta de units, ações ordinárias e preferenciais realizada pelo Banco Santander foi concluída no fim de outubro e a operação movimentou R$ 4,865 bilhões.
Aos investidores e analistas, Alvarez fez uma análise relativamente crítica sobre a atual situação da economia brasileira. “O Produto Interno Bruto (PIB) basicamente não cresce, a inflação é relativamente alta e os juros aumentaram recentemente em 0,25 ponto porcentual. Estamos vivendo um ciclo de menor crescimento no Brasil, mas a atividade já parece um pouco melhor”, disse, ao comentar que a atividade bancária começa a reagir: patrimônio dos fundos cresceu 13% no acumulado do ano e os depósitos aumentaram 4% – cifras sem variação cambial.
“Estamos crescendo com uma velocidade maior e houve incremento no lucro, fato que não aconteceu nos trimestres anteriores”, ressaltou o executivo.