São 7,4 mil vagas nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e 3,6 mil na plataforma Trampolim. As oportunidades também passam pela oferta de microcrédito para investir em negócios até plataformas que conectam o candidato diretamente com o empregador. Conheça as iniciativas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico:
Trampolim
A plataforma Trampolim reúne vagas de emprego e cursos de qualificação em um só lugar. Por lá, o candidato pode aplicar para vagas de acordo com a área e com a localização de sua preferência. Além disso, também encontra cursos de qualificação para conseguir concorrer às melhores vagas.
O Trampolim é uma plataforma digital gratuita. Além de apresentar uma curadoria de vagas de emprego e cursos, ela também oferece testes de habilidades e uma ferramenta para criação de currículo profissional.
Há também uma seção dedicada exclusivamente para o público idoso que busca recolocação profissional. Por lá, o público 60+ consegue acessar microcrédito e cursos de qualificação profissional. Saiba mais no site do Trampolim.
Postos de Atendimento ao Trabalhador
O Governo de São Paulo conta com mais de 200 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), presentes em todo o estado. O equipamento concentra serviços gratuitos à população, destinados à geração de emprego e renda.
Os PATs realizam a intermediação de mão de obra. O objetivo é promover a recolocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego (SINE). Assim, o equipamento reduz os custos e o tempo de espera tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Além disso, nos PATs, o cidadão também encontra o serviço de habilitação ao seguro-desemprego. Assim, o trabalhador desempregado tem acesso a assistência financeira temporária em virtude da dispensa sem justa causa.
Para atendimento nas unidades, deve-se comparecer diretamente ao Posto mais próximo com RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os endereços estão disponíveis em: www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/.
Quais as principais vagas e onde estão
A Região Metropolitana de São Paulo e as cidades de Campinas e Sorocaba lideram a oferta de empregos no estado de São Paulo. Veja as principais vagas de emprego oferecidas pelos PATs:
- Alimentador de linha de produção (792 vagas)
- Auxiliar de logística (691 vagas)
- Faxineiro (569 vagas)
- Operador de telemarketing ativo (480 vagas)
- Operador de telemarketing receptivo (426 vagas)
Veja as principais vagas de emprego ofertadas no Trampolim:
- Teleoperador de atendimento receptivo (1,5 mil vagas)
- Auxiliar de logística (500 vagas)
- Especialista de relacionamento com cliente (179 vagas)
- Atendente de SAC (168 vagas)
- Especialista de Vendas (120 vagas)
Banco do Povo
O programa Banco do Povo é uma iniciativa de microcrédito produtivo para apoiar pequenos empreendedores formais e informais. O principal objetivo é oferecer acesso a recursos financeiros com condições facilitadas, incluindo taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento acessíveis, possibilitando investimentos nos negócios.
Para ter acesso à linha de crédito do Banco do Povo, é preciso apresentar um certificado de conclusão de um dos cursos de qualificação empreendedora do Qualifica SP ou do Sebrae – Banco do Povo Paulista. O Estado de São Paulo conta com unidades físicas do Banco do Povo para o atendimento dos interessados. Veja aqui a relação completa.


