Reflexão sobre riqueza e diversidade do processo criativo e dos pensamentos que alimentam ideias. Essa é a proposta da 32º edição do São Paulo Fashion Week (SPFW) que começa hoje, dia 19, e vai até a próxima terça-feira, 24, na Bienal do Ibirapuera. Como surgem as ideias? Que imagens alimentam a criação e a identidade do que se cria? Pensar e celebrar o poder do infinito desta inteligência capaz de tudo é a intenção dos organizadores.
Em pleno verão, na passarela, 28 grifes desfilarão suas coleções e tendências para o outono/inverno 2012, mas nenhuma delas se atreve a adiantar suas inspirações e looks. Todas aguardam o abrir das cortinas para surpreender o público, composto por profissionais da moda e convidados. Os amantes do mundo fashion começam a desvendar, em cada desfile, toda a curiosidade sobre as influências para a próxima estação, que desfilarão nas vitrines das lojas já a partir do outono. Entre as marcas mais famosas estão Alexandre Herchcovitch, Iódice, Ellus, Cavalera e Ellus.
Exposição
Além dos desfiles, a SPFW traz, em co-produção com a Arte e Ensaio, a exposição Universo Criativo – Projeto Brasil 2, um mosaico de microuniversos mostrando a transversalidade da criação e do pensamento e suas influências.
A exposição ocupará uma área de 3.000 metros quadrados, no piso térreo da Bienal. A princípio, durante a semana de moda, o evento será exclusivo para convidados. De 25 de janeiro a 10 de fevereiro ficará aberta ao público, com entrada gratuita.